RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM FOCO NO MEMORIAL DO TROPEIRO E DO FERREIRO EM DIAMANTINA/MG

Autores

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Tropeiro, Ferreiro

Resumo

Relata-se, neste artigo, a experiência do projeto de extensão “Educação patrimonial com foco no Memorial do Tropeiro e do Ferreiro em Diamantina/MG”, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para resgatar, preservar e transmitir às próximas gerações a memória dos ofícios de tropeiro e ferreiro, foi proposta a criação do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro no Mercado Velho de Diamantina, local que foi um importante rancho de tropas do estado. A memória desses ofícios faz parte da identidade histórico-cultural de Diamantina e da região e configura-se como um atrativo turístico, enriquecendo a experiência dos visitantes da cidade. O objetivo do presente estudo é desenvolver ações de extensão voltadas para o trabalho de educação patrimonial com foco no memorial, tendo estas sido adaptadas ao formato remoto, em função da pandemia da COVID-19. Os principais procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica e produção de materiais pedagógicos destinados a práticas de educação patrimonial formal e informal, como: cartilha educativa, catálogo artístico, livro de contos e casos, atividades lúdicas e vídeo documentário. Entre os resultados, estão a divulgação do memorial e uma maior apropriação da população diamantinense acerca da relevância cultural e histórica desses ofícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Sousa Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda do Curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), bolsista do projeto de extensão

Vinicius José Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduando do Curso de Turismo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), voluntário do projeto de extensão.

Raquel Faria Scalco, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Turismo, mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do projeto de extensão. Professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Camila Teixeira Heleno, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral na Universidade de Oviedo e pós-doutoral na UFMG, professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e colaboradora no projeto de extensão.

Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História das Ciências da Saúde pela Fiocruz, doutora em História da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e vice-coordenadora do projeto de extensão.

Referências

Benetti, P. C., Sousa, A. I., & Souza, M. H. N. (2015). Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 6(1), 25-32.

Brasil. (2018). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1937). Decreto-lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm.

Britto, M. S. G. (2011). Com luz de ferreiro: Práticas do ofício nas Minas do ferro escravistas, século XIX(Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História - ICHS - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Mariana.

Britto, M. S. G. (2012). O ferreiro e a forja no universo da escravidão: Experiências de homens de cor nas Minas do ferro escravistas. In: XVIII Encontro Regional da ANPUH, Secção Minas Gerais. Mariana.

Castriota, L. B. (Coord.) (2012). Mestres artífices de Minas Gerais: cadernos de memória. Brasília: IPHAN.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. (1987). Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília. http://www.proexc.ufu.br/sites/proexc.ufu.br/files/media/document//Politica_Nacional_de_Extensao_Universitaria_-FORPROEX-_2012.

pdf

Gomes, M. I. (2018). Estudo do ofício do ferreiro em terras de Santa Maria: Museu Convento dos Lóios em Santa Maria da Feira (Tese de Doutorado). Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Porto, Portugal.

Gonçalves, N. G. (2015). Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: Um princípio necessário. Perspectiva, 33(3), 1229-1256.

Horta, M. L. P., Grunberg, E., & Monteiro, A. Q. (1999). Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN.

Imperatore, S. L. B.; Pedde, V. (2015). Curricularização da extensão universitária no Brasil: questões estruturais e conjunturais de uma política pública. In: XIII Congreso Latinoamericano de Extensión Universitaria.

IPHAN. (2014). Educação patrimonial: Histórico, conceitos e processos. Brasília.

Lopes, M. A., & Martins, M. L. (2011). Negócio à moda antiga: tropas de comércio em Diamantina nos meados do século XX. História, 30, 332-348.

Martins, M. L. (2006). As variáveis ambientais, as estradas regionais e o fluxo das tropas em Diamantina, MG: 1870-1930. Revista Brasileira de História, 26(51), 141-169.

Martins, M. L. (2010). O comércio de “gêneros do país” no mercado de Diamantina, Minas Gerais: décadas de 1880 a 1930. Locus: Revista de História, 16 (2).

Rayel, R. S., & Guimarães, S. T. L. (2012). A valoração das paisagens protegidas de Diamantina (MG): Premissa para o turismo cultural. Caderno de Geografia, 22(38), 1-13.

Sathler, E. B. (2004). Tropeiros & outros viajantes. 2. ed. Niterói: PPGSD-UFF/ Edição do Autor, 370p.

Scalco, R. F., Magnani, M. C. O. A., Heleno, C. T., Pimentel, B. C., Oliveira, J. S., & Dias, A. P. S. (2021a). A cultura tropeira como atrativo turístico e patrimônio cultural em Diamantina/MG. Revista de Cultura e Turismo, ano 15, (1), 1-27.

Scalco, R. F., Magnani, M. C. O. A., Heleno, C. T., & Pimentel, B. C. (2021b). Memorial do tropeiro e do ferreiro de Diamantina: Cartilha informativa. UFVJM. Diamantina, 2. Ed.

Scalco, R. F., Heleno, C. T., Magnani, M. C. O. A., & Pereira, V. J. (2022). Contos e casos de ferreiros e tropeiros do Jequitinhonha. UFVJM, Diamantina.

Scalco, R. F., Magnani, M. C. O. A., Heleno, C. T., Pimentel, B. C., & Oliveira, J. S. (Orgs.) (2022). Catálogo Artístico do acervo do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro de Diamantina. UFVJM, Diamantina.

Silva, J. R. (2008). Homens de ferro. Os ferreiros na África central no século XIX (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado em História Social, São Paulo.

Siviero, F. P. (2015). Educação e patrimônio cultural: Uma encruzilhada nas políticas públicas de preservação. Revista CPC, 19, 80-108.

Suess, R. C., & Souza, R. S. R. (2020). Educação patrimonial: perspectivas e ações no âmbito das políticas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(1), 88-99.

UFVJM. CONSEPE. (2009). Política de extensão: Anexo da Resolução Nº. 06 - CONSEPE. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Diamantina

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, J. de S.; PEREIRA, V. J.; SCALCO, R. F.; HELENO, C. T.; MAGNANI, M. C. A. O. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COM FOCO NO MEMORIAL DO TROPEIRO E DO FERREIRO EM DIAMANTINA/MG. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39881. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos