PIBID E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RETRATO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.39978

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Pibid, Experiências Pedagógicas, Pandemia.

Resumo

Nosso trabalho relata as diversas experiências proporcionadas pelo Programa de Iniciação à Docência (Pibid) que ocorreram entre os anos de 2020 a 2022, atividades desenvolvidas pelo subprojeto Educação Física em uma escola pública no município de Corumbá-MS. Assim, o objetivo do texto é descrever os principais desafios e contribuição que ocorreram no Pibid, área de Educação Física, durante o ensino remoto e presencial no período de pandemia (Covid-19). Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência. Ressaltamos que o momento vivido oportunizou significativas experiências pedagógicas na comunidade escolar (escola-campo) e aos acadêmicos-pibidianos, sobretudo ao considerar o período de formação docente para a Educação Básica. Destacamos, também, que as experiências proporcionaram aos acadêmicos-pibidianos vivenciarem a rotina de um ano letivo escolar. Portanto, concluímos que o Pibid faz uma “ponte” importante entre a realidade educacional (contexto escolar) e a formação inicial de professores (Ensino Superior), algo fundamental no processo de aquisição e aprimoramento de habilidades específicas de docentes.

Biografia do Autor

  • Gilson Pacola, Rede Municipal de Ensino - Reme - Corumbá-MS

    Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus do Pantanal (2021), Especialista em Musculação - Treinamento de Força pela Universidade Veiga de Almeida (2004) e graduado em Educação Física pelo Fundação Educacional de Andradina(1999). Atualmente é Professor efetivo de Educação Física Escolar da Prefeitura Municipal de Corumbá-MS - Rede Municipal de Ensino. Membro do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul (CBCE/MS) - gestão 2014/2018. Integrante do coletivo internacional "Circuito Imigrante" (atual). Membro do GePPan (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal) - UFMS/CPAN. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando nos seguintes temas: educação física escolar, fronteira e formação de professores.

  • Gabriel Victor da Silva Godoy, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Corumbá-MS – Brasil

    Acadêmico do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS e bolsista do Pibid.

  • Arthur Euclides Ferreira de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Corumbá-MS – Brasil

    Acadêmico do curso de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS e bolsista do Pibid.

  • Fábio Rosa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Corumbá-MS – Brasil

    Acadêmico e bolsista do Pibid da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

  • Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Corumbá-MS – Brasil

    Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Adjunto do curso Educação Física (licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (MEF), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal (CPAN), em Corumbá/MS. Líder do GePPan (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal) - UFMS/CPAN. Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Formação de Professores, Educação intercultural e Fronteira.

  • Roselene Lima Ayala Pacola

    Especialista em Educação Física Escolar. Professora efetiva (Educação Física) da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá-MS. Supervisora do Pibid - UFMS - Câmpus do Pantanal.

Referências

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Publicado

2024-12-11

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Artigos

Como Citar

PIBID E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RETRATO DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.39978. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39978. Acesso em: 8 maio. 2025.