EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

EXPERIÊNCIAS COM A GINÁSTICA PARA TODOS NA PERSPECTIVA FREIRIANA

Autores

  • PRISCILA LOPES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0000-0002-1896-1841
  • CLAUDIA MARA NIQUINI UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM
  • JULIANA HELENA GOMES LEAL UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ginástica para Todos, Paulo Freire

Resumo

Este artigo, sob a forma de um de relato de experiência, discorre sobre a prática remota desenvolvida pelo Grupo de Ginástica de Diamantina, projeto de extensão e cultura do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no período da pandemia da COVID-19. O objetivo deste artigo consiste na descrição do trabalho do grupo com a Ginástica para Todos (GPT) e da construção de composição coreográfica inspirada em premissas freireanas, dando-se destaque às fases (articuladas e não lineares) construídas: (Re)conhecimento(s); Corpo e Movimento; Leitura de mundo; Tematização (Freire, 1994); Aprofundamento; Escrita Gestual; e Embelezamentos. Considera-se que, apesar das dificuldades do contexto de distanciamento social e do ensino remoto, foi possível criar uma composição coreográfica de forma crítica, sensível e pautada na leitura de mundo que circunscreve os extensionistas, potencializando-se seus aprendizados e suas partilhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PRISCILA LOPES, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Licenciatura plena em Educação Física pela UniFMU; Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de Sâo Paulo (EEFEUSP); Doutora em Educação Física pela EEFEUSP; Docente do Departamento de Educação Física da UFVJM; Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG  (UFVJM/CNPq).

http://lattes.cnpq.br/2483943408509191

CLAUDIA MARA NIQUINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Profissional) da UFVJM, Diamantina, MG, Brasil.

claudia.niquini@ufvjm.edu.br

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162116Y7

https://orcid.org/0000-0003-4583-0107

JULIANA HELENA GOMES LEAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM

Docente da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Campus de Diamantina/MG.

PhD em Literatura, Outras Artes e Mídias pela UFMG

Doutora em Literatura Comparada

Mestre em Estudos Literários

juleal@yahoo.com

http://lattes.cnpq.br/3162249312081448

Referências

Arruda, R. P., Sodré, E. L. V, & Cardoso, A. A., Filho. (2021). O projeto de extensão “Vozes da história” se reinventa com o podcast “Vozes na pandemia”. Expressa extensão, 26, 559-573.

Ayoub, E. (2003). Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: UNICAMP.

Bagno, M. (2001). Português ou Brasileiro?: um convite à pesquisa. São Paulo, SP: Editora Parábola.

Beisiegel, C. R. (2010). Paulo Freire. Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.

Brandão, C. R. (1981). O que é método Paulo Freire? São Paulo, SP: Brasiliense.

Carbinatto, M. V. & Furtado, L. N. R. (2019). Choreographic process in gymnastics for all. Science of gymnastics journal, 11, 343-353.

Cruz, P. J. S. C. & Vasconcelos, E. M. (2017). Caminhos da aprendizagem na extensão universitária: reflexões com base na experiência na articulação nacional de extensão popular. São Paulo, SP: HUCITEC Editora.

Dantas, T. R. & Lima, A. S. M. (2021). O ensino e a extensão na perspectiva freireana no âmbito da UNEB. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 4, 112-121.

Fátima, C. V. & Ugaya, A. S. (2016). Ginástica Para Todos e pluralidade cultural: movimentos para criar novos pensamentos. In Oliveira, M. & Toledo, E. (Orgs.) Ginástica para Todos: possibilidades de Formação e Intervenção (141-154). Anápolis, GO: UEG.

Feitosa, S. C. S. (2003). O método Paulo Freire. In: Gadotti, M., Gomez, M. & Freire, L. Lecciones de Paulo Freire cruzando fronteras: experiencias que se completan (147-157). Buenos Aires, ARG: CLACSO.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras

[FORPROEX] (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM.

Freire, P. (1963). Conscientização e Alfabetização: uma nova visão do Processo. Revista de Cultura da Universidade do Recife, 4, 4-22.

Freire, P. (1985). Extensão ou comunicação? (8a ed.), Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1994). Pedagogia do oprimido. (23a ed.), Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (25a ed.), São Paulo, SP: Paz e Terra.

Gonzalez, L. (1984). Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, 223-244.

Graner, L., Paoliello, E., & Bortoleto, M. A. C. (2017). Grupo Ginástico Unicamp: potencializando as ações humanas. In Bortoleto, M. A. C. & Paoliello, E. (Orgs.) Ginástica para todos: um encontro com a coletividade (165- 198). Campinas, SP: UNICAMP.

Grupo de Ginástica de Diamantina [GGD] (2021). Projeto. Diamantina, MG. Recuperado de https://ggdufvjm.wixsite.com/ggdufvjm

Lopes, P. (2020) “A gente abre a mente de uma forma extraordinária”: potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da Ginástica Para Todos (Tese de doutorado em Educação Física). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Lopes, P. & Niquini, C. M. (2021). “Do barro à arte”: experiências de diálogo entre a extensão universitária e a cultura popular. Revista de Educação, Ciência e Cultura, 26(1), 1-19.

Marcassa, L. (2004). Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, 7(2), 171-186.

Marques, I. (2010). Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo, SP: Digitexto.

Menegaldo, F. R. & Bortoleto, M. A. C. (2020). The role of time and experience to the Gymnastics for All practice: building a sense of collectivity. Science of Gymnastics Journal, 12, 19-26.

Osowski, C. I. (2016). Situações-limites. In Streck, D. R., Redin, E. & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (375-376). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.

Patriarcha-Graciolli, S. R. & Melim, A. P. G. (2021). Extensão universitária: projeto Labinter em tempos de pandemia. Interfaces – Revista de extensão da UFMG, 9, 86-98.

Ribeiro, D. (2020). Lugar de fala. São Paulo, SP: Editora Jandaíra.

Rodrigues, L. A. & Farias, M. N. (2020). Ensino remoto emergencial ou avaliativo 184 (ERE⇌ERA): expropriação capitalista e universidade pública em tempos de pandemia. In Gonçalves, E. C., Loureiro, R. & Ramalhete, M. P. (Orgs.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia (184-199). Vitória, ES: Nepefil/UFES.

Sborquia, S. (2008). Construção coreográfica: o processo criativo e o saber estético. In Paoliello, E. (Org.). Ginástica Geral: experiências e reflexões (145-166). São Paulo, SP: Phorte.

Scarazzatto, J. (2020). Verbo e gesto: formas indissociáveis de compreender e fazer. Revista Brasileira de Educação Física Escolar: Rebescolar, 3, 145-155.

Toledo, E., Tsukamoto, M. H. C. & Carbinatto, M. V. Fundamentos da Ginástica Para Todos. In Nunomura, M. (Org.) Fundamentos das ginásticas (2a ed.). Várzea Paulista, SP: Fontoura.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri [UFVJM] (2014). Regulamento do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM. Diamantina, MG.

Vago, T. M. (2019). Democracia e Educação do corpo em tempos de (contra)reformas educacionais. In Anais do XXI Conbrace e VIII Conice, Natal, RN. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=wjQ0pk2mR-k

Downloads

Publicado

2023-07-22

Como Citar

LOPES, P.; NIQUINI, C. M.; LEAL, J. H. G. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS COM A GINÁSTICA PARA TODOS NA PERSPECTIVA FREIRIANA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40108. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos