ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS
A EXTENSÃO COMO PARTE DO CURRÍCULO NO CURSO DE LETRAS
Palavras-chave:
Português como Língua de Acolhimento; Estágio de Extensão; Extensão Universitária.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência oriundo do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, a partir do componente curricular Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão. Esse componente tem como objetivo inserir o licenciando em práticas de extensão, de modo a mobilizar os alunos a se aproximarem das demandas sociais por meio do curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados. O artigo divide-se em três partes: inicialmente, é realizada uma explicação acerca da extensão universitária, sua importância e a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Em seguida, são discutidos conceitos relacionados ao ensino do Português como Língua de Acolhimento (PLAc), em diálogo com a última parte: o curso proposto para imigrantes e refugiados. Como resultado, pode-se dizer que, ao mesmo tempo em que é proporcionado ao estudante de Letras uma formação humana e integral, a Instituição de Ensino Superior, por meio da extensão, atende às demandas sociais com a promoção da cidadania e do acolhimento ao outro, objetivo último da extensão.
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