SEMINÁRIO DISCENTE EM CIÊNCIAS DAS ÁGUAS

PROTAGONISMO JOVEM POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

Palavras-chave:

Dia Mundial da Água, SDCA, Juventude

Resumo

A água, recurso natural limitado tanto em quantidade quanto em qualidade, no tempo e no espaço, é essencial para a manutenção da vida. O Dia Mundial da Água é uma data dedicada a promover o envolvimento da sociedade no amplo debate sobre recursos hídricos, visto a necessidade de seu uso e de sua conservação. Com o objetivo de enriquecer o debate sobre o tema e incentivar a participação e conscientização das diversas esferas envolvidas, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolvem anualmente, no Dia Mundial da Água, o evento de extensão denominado “Seminário Discente em Ciências das Águas (SDCA)”. Ocorrendo desde 2020, o SDCA estimula o protagonismo dos discentes, a adoção de soluções interdisciplinares para a gestão dos recursos hídricos e a promoção da popularização das ciências das águas, apresentando, como foco de debate, o tema anual definido para celebrar o Dia Mundial da Água. Em todas as suas edições, o evento contou com a participação de um público heterogêneo de diversos locais do Brasil, contribuindo positivamente para a prática da socio-hidrologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avilés, R. M. H., & Romero, R. T. (2012). Patrimonio hidráulico y cultura del agua en el Mediterráneo. Papeles de Geografía, 56, 221–223.

Brasil. (1997). Lei No 9433, de 8 de janeiro 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1o da Lei no 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.

Brasil. (2015). Portaria Interministerial No 390, de 18 de novembro de 2015. Institui o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente-PNJMA.

Bravo, J. M., Sanagiotto, D. G., & Castro, N. M. R. (2019). Os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Associação Brasileira de Recursos Hídricos, XXIII Simpósio Brasileiro De Recursos Hídricos, 1–10.

Cousins, T., & Smits, S. (2005). Report of the national seminar on initiatives and experiences on multiple use approaches to water. Held on: 24 th August 2005 SANBI Auditorium-Pretoria Botanical Gardens.

Englund, G. (1995). Seminar on "Strategy for Water Pollution Abatement in View of the Norwegian Experience. https://niva.brage.unit.no/niva-xmlui/handle/11250/208529

Falcão, S. M. P., Moura, M. R. F. de, & Holanda, R. M. de. (2020). O engajamento de juventudes na gestão das águas: desafios e perspectivas na bacia hidrográfica do rio Capibaribe.

REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(3), 50–68. https://doi.org/10.14295/remea.v37i3.11221

Farias, G. B. de L. de, Rodrigues, R. S., & Cardoso, S. R. P. (2019). A Extensão Acadêmica Como Ferramenta Para Aprendizagem No Ensino Superior. Holos, 2, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.9133

Getirana, A., Libonati, R., & Cataldi, M. (2021). Brazil is in water crisis — it needs a drought plan. Nature, 600(7888), 218–220. https://doi.org/10.1038/d41586-021-03625-w

Holcomb, D., Palli, L., Setty, K., & Uprety, S. (2021). Water and health seminar and special issue highlight ideas that will change the field. International Journal of Hygiene and Environmental Health (226). Elsevier GmbH. https://doi.org/10.1016/j.ijheh.2020.113529

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. (2022). Condições atuais do ENOS: La Niña. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. http://enos.cptec.inpe.br/

Kobiyama, M., Mota, A. de A., & Corseuil, C. W. (2008). Recursos hídricos e saneamento (1st ed.). Organic Trading.

Kobiyama, M., Vanelli, F. M., Oliveira, H. U., Vasconcellos, S. M., Campagnolo, K., de Brito, M. M., & Moreira, L. L. (2020). Uso da Bacia-Escola na Redução do Risco de Desastres: uma abordagem socio-hidrológica. Redução do Risco de Desastres e a resiliência no meio rural e urbano(2nd ed.), 510–533.

Magnusson, T. S. (2005). Summary and conclusions from the SIWI Seminar for Young Water Professionals Food and urban security-breaking the urban/rural division in water management. Water Science e Technology, 51(8), 187-188. https://iwaponline.com/wst/

article-abstract/51/8/187/11713/Summary-and-conclusions-from-the-SIWI-Seminarfor?redirectedFrom=fulltext

Matos, I. B., Barbato, P. R. B. R., Mendes, E. M. M. M., & Da Silva Sagaz, R. A. da S. S. A. (2020). Do processo discursivo à agenda operativa: gestão das águas e participação social no Oeste catarinense. Revista Cadernos Do Ceom, 33(52), 9. https://doi.org/10.22562/2020.52.01

Maynard, E. (2020). An overview of a seminar on patient infections and drinking water management within healthcare buildings in the UK Perspectives in Public Health, 140(2). https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1757913919899581

Serban, G. (2021). Air and Water Components of the Environment International Conference dedicated to World Meteorological Day and World Water Day. Directory of Open Access Journals (DOAJ) - Not for CDI Discovery Analele Universității București. Geografie (1977), 70(1), 211–214. https://doi.org/https://doi.org/10.5719/aub-g/70.1/14

Silva, T. A. A. (2016). Políticas públicas de juventude e meio ambiente: o que a percepção socioambiental dos jovens pode dizer? Ciências Sociais Unisinos, 52(2), 214–222. https://doi.org/10.4013/csu.2016.52.2.08

Soriano, R. de la C., Martín, M. de la C. P., & Toledo, M. A. R. (2022). Systematization of experience in environmental education: the contest for World Water Day. Revista Mendive, 20(1), 139–157.

UNIFESP, U. F. de S. P. (2021). I Seminário Discente Diversidade e Desafios na Produção Científica - Caderno de Resumos (Á. de S. Maiotti (ed.); pp. 1–134). Álvaro de Souza Maiotti. https://doi.org/10.34024/9786587312217

United Nations - UN. (1993). Observance of World Day for Water - Resolution adopted by the General Assembly 47 / 193. https://digitallibrary.un.org/record/159180

United Nations Educational Scientific and Cultural Organization - UNESCO. (2022). World Water Day. https://en.unesco.org/commemorations/waterday

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (2019). Resolução no 75/2019. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Vol. 2019, p. 12).

UFRGS. (2022a). Seminários. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. https://www.ufrgs.br/ppgeducacaociencias/calendario/seminarios-discentes/.

UFRGS. (2022b). (In) Certezas na pesquisa: Construindo escolhas e percursos. https://semidiscomufrgs.wordpress.com/.

UFRGS. (2022c). Seminário Discente. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. https://www.ufrgs.br/ppgs/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=508&voltar= sim.

UFRGS. (2022d). Seminário Discente em Ciências das Águas. https://www.ufrgs.br/sdca/

World Health Organization-WHO, & United Nations Educational Scientific and Cultural Organization - UNESCO. (2021). Progress on household drinking water, sanitation and hygiene 2000-2020: five years into the SDGs

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

VANELLI, F. M.; ALMEIDA, I. R. de; FAGUNDES, M. R.; CAMPAGNOLO, K.; CABALLERO, C. B.; TEIXEIRA, R. A.; MENEZES, D. de; GAMA, C. H. de A.; FLEISCHMANN , A. S.; SILVA, M. C. de A.; KOBIYAMA, M. SEMINÁRIO DISCENTE EM CIÊNCIAS DAS ÁGUAS: PROTAGONISMO JOVEM POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40954. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos