RELATO REFLEXIVO DOS ORGANIZADORES DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Entre o ideal e o possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41516

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação continuada, Escola-Universidade

Resumo

Neste artigo relatamos nossas experiências como equipe organizadora de um curso de atualização voltado para professores de Ciências e Biologia da educação básica. O curso consiste na principal ação de um projeto de extensão que ofereceu oito edições (presenciais, remotas e híbridas) entre os anos de 2016 e 2022. A partir de relatos individuais nos quais refletimos sobre nossa relação com a extensão e com o processo de organização do curso, chegamos a cinco elementos centrais da ação extensionista, a saber: Imprevistos e fatores externos à organização; Contribuições profissionais; Relações entre escola e universidade; Limitações do formato do curso; e Dimensão afetiva. A partir deles reconhecemos que a extensão universitária não deve ser vista de forma ingênua ou romantizada, mas sim como fruto de árduo trabalho em busca do diálogo com a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sára Regina Magalhães Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro, RJ, Brasil



Clara Chaves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro, RJ, Brasil



Referências

Barreto, A. L.; Filgueiras, C. A. L. (2007). Origens da universidade brasileira. Química Nova, 30(7), 1780-90.

Correia, W.; Bonfim, C. (2008). Práxis pedagógica na filosofia de Paulo Freire: um estudo dos estádios da consciência. Trilhas Filosóficas, Ano 1(1), 55-66.

De Medeiros, M. M. (2017). A extensão universitária no Brasil – um percurso histórico. Revista Barbaquá, 1(1), 09-16.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM.

Freire, P. (1980). Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. [1. ed. 1979]. São Paulo: Editora Moraes.

Freire, P. (1983). Extensão ou comunicação? 8. ed. [1. ed. 1969]. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Galieta, T. (2013). Professores de ciências, práticas pedagógicas e pesquisas acadêmicas: a alfabetização científica no contexto de oficinas de formação continuada. Projeto de Pesquisa, Edital Universal. São Gonçalo, RJ: FFP/UERJ/CNPq.

Galieta, T. (2014). Temas da Biologia na formação continuada de professores: foco na alfabetização científica. Projeto de Extensão. São Gonçalo, RJ: FFP/DEPEXT/UERJ.

Galieta, T. (2019). Caminhos (ainda) trilhados em busca da comunicação em ações extensionistas na formação de professores de biologia. In: Coelho, F. J. F.; Martinhon, P. T.; Sousa, C. (Orgs.). Educação em Ciências, Saúde e Extensão universitária. Curitiba: Brazil Publishing.

Kochhann, A. (2017). Formação de professores na extensão universitária: uma análise das perspectivas e limites. Revista Teias, 18(51), 276-292.

Nogueira, V. dos S.; Ribeiro, T. C. S.; Melo, S. R. M.; Freitas, C. C.; Galieta, T. (2021). Extensão universitária na pandemia: reformulações em um curso para professores de Ciências e Biologia. In: Galieta, T. (Org.). Temáticas sociocientíficas na formação de professores. São Paulo: Livraria da Física.

Oliveira, N. da M. (2017). Relações entre alfabetização científica e formação continuada de professores de Ciências: limites e possibilidades. 136f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas). São Gonçalo: FFP/UERJ.

Oliveira, N. da M.; Galieta, T. (2019). Alfabetização científica no contexto de oficinas de formação continuada para professores de Biologia. Ciências & Idéias, 10(3), 1-21.

Rodrigues, R. (2005-2006). A extensão universitária como uma práxis. Em Extensão, 5, 84-88.

Ribeiro, T. C. S. (2021). Formação continuada de professores de Ciências em um curso de atualização durante a pandemia. 2021. 56f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas). São Gonçalo: FFP-UERJ.

Ribeiro, T. C. S.; Melo, S. R. M.; Galieta, T. (2019). Relato sobre um curso de atualização para professores de Biologia: contribuições para a formação docente. In: IX Encontro Regional de Ensino de Biologia - RJ/ES, Rio de Janeiro: MGSC Editora, 1275-1287.

Santos, W. L. P. dos. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12(36), 474-550.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Como Citar

GALIETA, T.; MELO, S. R. M.; OLIVEIRA, N. da M.; FREITAS, C. C. de; RIBEIRO, T. C. RELATO REFLEXIVO DOS ORGANIZADORES DE UM CURSO DE EXTENSÃO: Entre o ideal e o possível. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, p. e41516, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41516. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41516. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos