RELATO REFLEXIVO DOS ORGANIZADORES DE UM CURSO DE EXTENSÃO
Entre o ideal e o possível
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41516Palavras-chave:
Extensão universitária, Formação continuada, Escola-UniversidadeResumo
Neste artigo relatamos nossas experiências como equipe organizadora de um curso de atualização voltado para professores de Ciências e Biologia da educação básica. O curso consiste na principal ação de um projeto de extensão que ofereceu oito edições (presenciais, remotas e híbridas) entre os anos de 2016 e 2022. A partir de relatos individuais nos quais refletimos sobre nossa relação com a extensão e com o processo de organização do curso, chegamos a cinco elementos centrais da ação extensionista, a saber: Imprevistos e fatores externos à organização; Contribuições profissionais; Relações entre escola e universidade; Limitações do formato do curso; e Dimensão afetiva. A partir deles reconhecemos que a extensão universitária não deve ser vista de forma ingênua ou romantizada, mas sim como fruto de árduo trabalho em busca do diálogo com a escola.
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