RELATO REFLEXIVO DOS ORGANIZADORES DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Entre o ideal e o possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41516

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação continuada, Escola-Universidade

Resumo

Neste artigo relatamos nossas experiências como equipe organizadora de um curso de atualização voltado para professores de Ciências e Biologia da educação básica. O curso consiste na principal ação de um projeto de extensão que ofereceu oito edições (presenciais, remotas e híbridas) entre os anos de 2016 e 2022. A partir de relatos individuais nos quais refletimos sobre nossa relação com a extensão e com o processo de organização do curso, chegamos a cinco elementos centrais da ação extensionista, a saber: Imprevistos e fatores externos à organização; Contribuições profissionais; Relações entre escola e universidade; Limitações do formato do curso; e Dimensão afetiva. A partir deles reconhecemos que a extensão universitária não deve ser vista de forma ingênua ou romantizada, mas sim como fruto de árduo trabalho em busca do diálogo com a escola.

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Biografia do Autor

Sára Regina Magalhães Melo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro, RJ, Brasil



Clara Chaves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro, RJ, Brasil



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Publicado

2024-05-17

Como Citar

GALIETA, T.; MELO, S. R. M.; OLIVEIRA, N. da M.; FREITAS, C. C. de; RIBEIRO, T. C. RELATO REFLEXIVO DOS ORGANIZADORES DE UM CURSO DE EXTENSÃO: Entre o ideal e o possível. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, p. e41516, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41516. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41516. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos