I SIMPÓSIO ONLINE DE REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA DA LIGA ACADÊMICA REABILITAÇÃO ORAL E ESTÉTICA - LAROE
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM EVENTO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação a distância, COVID-19, Instrumento de ensinoResumo
A Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE) possui função complementar à formação acadêmica e baseia-se no tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Diante da pandemia de COVID-19, houve a necessidade de reinventar o processo de ensino/aprendizagem. Nesse cenário, as plataformas digitais passaram a ser os principais meios de educação. Este relato de experiência tem como objetivo descrever um evento realizado totalmente online, pelos integrantes da LAROE, como instrumento de educação em Odontologia. O Simpósio contou com quatro aulas virtuais disponibilizadas no YouTube, ministradas por professores especialistas nas temáticas, com assuntos frequentemente não abordados nas ementas das disciplinas da graduação. As palestras tiveram boa aceitabilidade, com participantes de diversas localidades devido à maior facilidade, conforto, otimização do tempo e sem a necessidade do deslocamento para a troca de conhecimentos científicos. O trabalho remoto e a realização do evento online como instrumento de educação à distância durante a pandemia pela COVID-19 revelaram-se como ferramentas complementares de ensino de grande utilidade e aceitação pela comunidade acadêmica. Além disso, a educação à distância demonstrou-se como uma modalidade de ensino que pode ser aplicada mesmo após períodos de isolamento social, viabilizando abrangência e diversidade de público.
Referências
Armstrong-Mensah, E.; Ramsey-White, K.; Yankey, B.; Self-Brown, S. (2020). COVID-19 and Distance Learning: Effects on Georgia State University School of Public Health Students. Frontiers in public health, 8, 576227. https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.576227
Bergquist, R. & Stensgaard, A. S. (2020). Covid-19: End of the beginning?. Geospatial Health, 15(897). https://doi.org/0.4081/gh.2020.897
Camargo, C. P.; Tempski, P. Z.; Busnardo, F. F.; Martins, M. A.; Gemperli, R. (2020). Online learning and COVID-19: a meta-synthesis analysis. Clinics [online], 75, e2286. https://doi.org/10.6061/clinics/2020/e2286
Corrêa, E. J.; Vasconcelos, M.; Souza, M. S. L. (2009). Iniciação à metodologia científica: participação em eventos e elaboração de textos científicos. Belo Horizonte, MG: Editora Coopmed. https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1760.pdf
de Jesus, P. B. R.; Bonfim, C. S.; da Costa, E. M.; Ribeiro, J. C. V.; Campos, L. F.; Fraga, T. G. … da Silva, R. P. (2020) Planning and participation of online scientific event as an educational and interactive resource in EaD teaching: an experience report. Research Society and Development,9(9):e333997163, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7163
Domingues, P. B. A.; Coelho, L. H. M.; Ferreira, I. V.; Silva, H. D.; Verner, F. S.; Pigatti, F. M. (2021). 1st Symposium of laser in dentistry from Rio Doce Valley, Brazil - experience report of this online event conducted during the COVID-19 outbreak. International Journal Odontostomatology, 15(4):843-849, 2021.
Dosea, G. S.; Silva, E. A.; Oliveira, A. M.; Rosário, R. W.; Firmino, L. R. (2020). Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas, 10(1):137-148. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
Fawaz, M. & Samaha, A. (2021). E-learning: Depression, anxiety, and stress symptomatology among Lebanese university students during COVID-19 quarantine. Nurs Forum, 56(1):52-57. https://doi.org/10.1111/nuf.12521
Hoffmann, L. V.; Ciorcero, N. M.; Almeida, V. G.; Zilles, A.; Zem, F.; Marques, C. M. (2021). Gestão e organização de evento acadêmico online no curso de medicina como ferramenta de atualização em tempos de pandemia: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, 7(7) 65304-65312. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-007
Khalili, H. (2020). Online interprofessional education during and post the COVID-19 pandemic: a commentary. Journal of Interprofessional Care, 34(5):687-690. https://doi.org/10.1080/13561820.2020.1792424
Khawar, M.B.; Abbasi, M. H.; Hussain, S.; Riaz, M.; Rafiq, M.; Mehmood, R. … Farooq, A. (2021). Psychological impacts of COVID-19 and satisfaction from online classes: disturbance in daily routine and prevalence of depression, stress, and anxiety among students of Pakistan. Heliyon, 7(5):e07030. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07030
Lacerda, A. L. A.; Weber, C.; Porto, M. P.; Silva, R. A. (2008). Importância dos Eventos Científicos na Formação Acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. 13(130.1)130-144.
Lopes, A. R.; Nihei, O. K. (2021). Depression, anxiety and stress symptoms in Brazilian university students during the COVID-19 pandemic: Predictors and association with life satisfaction, psychological well-being and coping strategies. PLoS One, 16(10):e0258493. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0258493
Machado, R. A.; Bonan, P. R. F.; Perez, D. E. C.; Martelli Júnior, H. (2020). COVID-19 pandemic and the impact on dental education: discussing current and future perspectives. Brazilian Oral Research [online], 34(e083). https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2020.vol34.0083.
Matias, T.; Dominski, F. H.; Marks, D. F. (2020). Human needs in COVID-19 isolation. Journal of Health Psychology, 25(7). https://doi.org/10.1177/1359105320925149
Palhares, I. (2020). Três em cada cinco universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena [Internet]. https://www.folhadelondrina.com.br/geral/tres-em-cada-cinco-universidades-ederaisrejeitam-ensino-a-distancia-durante-quarentena-2984798e.html.
Paz, J. R. L.; Santos, M. V. P.; Silva, W. P.; Moreira, A. L. C.; Santana, C. C. (2014). A Importância da Organização de Eventos Acadêmicos na Formação do Biólogo: a iniciativa do biovertentes. Revista em Extensão, 13(1), 51-60. https://doi.org/10.14393/REE-v13n12014_rel04
Pelikan, E. R.; Korlat, S.; Reiter, J.; Holzer, J.; Mayerhofer, M.; Schober, B. … Lüftenegger, M. (2021). Distance learning in higher education during COVID-19: The role of basic psychological needs and intrinsic motivation for persistence and procrastination-a multi-country study. PloS one, 16(10), e0257346. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0257346
Rajab, M. H.; Gazal, A. M.; Alkattan, K. (2020). Challenges to online medical education during the COVID-19 pandemic. Cureu., 12(7), e8966. https://doi.org/10.7759/cureus.8966
Santos, K. D.; Suelen C.; Valle Junior, S. R.; Rodrigues, E. S.; Almeida, P. R. (2021). Ensino Online Em Tempos De Pandemia: A Opinião De Universitários Quanto Aos Desafios Encontrados. Research, Society and Development, 10(10). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18746
Satar, N. S. M.; Morshidi, A. H.; Dastane, O. (2020). Success Factors for e-Learning Satisfaction during COVID-19 Pandemic Lockdown. International Journal of Advanced Trends in Computer Science and Engineering, 9(5). https://doi.org/10.30534/ijatcse/2020/136952020
Seymour-Walsh, A. E.; Bell, A.; Weber, A.; Smith, T. (2020). Adapting to a new reality: COVID19 coronavirus and online education in the health professions. Rural and Remote Health, 20: 6000. https://doi.org/10.22605/RRH6000
Souza, C. B. & Oliveira, M. A. (2021). Um estudo sobre eventos virtuais no cenário pandêmico. InGeTec–Inovação,Gestão & Tecnologia, 1(1)189-206.
Theoret, C. & Ming, X. (2020). Our education, our concerns: The impact on medical student education of COVID-19. Med Educ., 54(7) 591-592. https://doi.org/10.1111/medu.14181
Xavier, T. B.; Barbosa, G. M.; Meira, C. L. S.; Neto, N. C.; Pontes, H. A. R. (2020). Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(3):4989-5000. https://doi.org/10.34119/bjhrv3n3-081