ACOLHIMENTO REMOTO NA FAO-UFMG: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXILIAR NA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.42013Palavras-chave:
Acolhimento, COVID-19, ExtensãoResumo
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 com a finalidade de oferecer à sociedade um atendimento de qualidade em todos os campos da saúde. O projeto de extensão “Acolhimento e Orientação ao Usuário da Faculdade de Odontologia da UFMG” foi criado em agosto de 2017 com o intuito de acolher, de forma humanizada, os usuários que buscavam atendimento clínico na faculdade. A fim de se adequar às mudanças impostas à prática clínica devido ao contexto pandêmico, em agosto de 2020 foi criado o Acolhimento Remoto. O presente estudo pretende relatar e descrever a implementação do Acolhimento Remoto, ferramenta que se fez necessária para adequar as atividades ao cenário de enfrentamento da COVID-19. Criado com o objetivo de manter uma relação dialógica com a sociedade durante a pandemia, oferecendo à população um serviço de orientação durante a interrupção das atividades presenciais, este canal de comunicação se mostrou válido mesmo com o retorno presencial dos atendimentos clínicos. Considerando que a humanização é uma temática cada vez mais recorrente no cotidiano dos serviços em saúde, a incorporação de novas ferramentas de tecnologia de informação e comunicação ao processo de trabalho torna-se fundamental.
Referências
Carrer, F. C. A. et al. Teleodontologia e SUS: uma importante ferramenta para a retomada da Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Pesqui Bras Odontopediatria Clin Integr, 3(1), 12-35.
Coutinho LRP, Barbieri AR, Santos MLM. (2015). Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde Debate, 39(105), 514-524.
Colegiado de Graduação [internet]. Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da FO-UFMG. Belo Horizonte, 2002.
Costa, E. D., Brasil, D. M., Santaella, G. M., et al. (2021). Digital technology in dental education during COVID-19 pandemic: worldwide experience of professors and students. Odovtos International Journal of Dental Sciences, 23(3), 179-208.
Disciatti JAC, Costa SC, Carvalho MCF, et al. (2021). CPOver: há uma década devolvendo sorrisos e qualidade de vida. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 9(2), 01-468.
Franco, T. B., Bueno, W. S., Merhy, E. E. (1999). O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Cad Saúde Pública, 15(2), 345-353.
Ghai, S. (2020). Teledentistry during COVID-19 pandemic. Clinical Research & Reviews, 14(5), 933-935.
Ministério da Saúde: Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2º ed. Brasília; 2008.
Takemoto, M. L. S., Silva, E. M. (2007). Acolhimento e transformações no processo de trabalho de enfermagem em unidades básicas de saúde de Campinas, São Paulo, Brasil. Cad Saúde Pública, 23(2), 331-340.
Teixeira, G. N. C. et al. (2018). Panorama situacional da Teleodontologia no mundo: uma revisão integrativa. Rev. ABENO, 18(3), 24-34.
Telles-Araujo, G. T., Caminha, R., Kallás, M. S., et al. (2020). Teledentistry support in COVID-19 oral care. Clinics, 75(1), 2030-2035.