ACOLHIMENTO REMOTO NA FAO-UFMG: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXILIAR NA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Autores

  • Millena Jardim Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.42013

Palavras-chave:

Acolhimento, COVID-19, Extensão

Resumo

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 com a finalidade de oferecer à sociedade um atendimento de qualidade em todos os campos da saúde. O projeto de extensão “Acolhimento e Orientação ao Usuário da Faculdade de Odontologia da UFMG” foi criado em agosto de 2017 com o intuito de acolher, de forma humanizada, os usuários que buscavam atendimento clínico na faculdade. A fim de se adequar às mudanças impostas à prática clínica devido ao contexto pandêmico, em agosto de 2020 foi criado o Acolhimento Remoto. O presente estudo pretende relatar e descrever a implementação do Acolhimento Remoto, ferramenta que se fez necessária para adequar as atividades ao cenário de enfrentamento da COVID-19. Criado com o objetivo de manter uma relação dialógica com a sociedade durante a pandemia, oferecendo à população um serviço de orientação durante a interrupção das atividades presenciais, este canal de comunicação se mostrou válido mesmo com o retorno presencial dos atendimentos clínicos. Considerando que a humanização é uma temática cada vez mais recorrente no cotidiano dos serviços em saúde, a incorporação de novas ferramentas de tecnologia de informação e comunicação ao processo de trabalho torna-se fundamental.

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Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ACOLHIMENTO REMOTO NA FAO-UFMG: USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXILIAR NA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.42013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/42013. Acesso em: 22 dez. 2024.