MUSEUS E A COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE CIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Exposições, Controvérsias, Cientificismo

Resumo

Para situar alguns problemas da divulgação científica em museus, este artigo retoma aspectos históricos da dimensão pública da ciência e dos museus. A vinculação dos museus com o processo educativo e com modelos de ensino de ciências é abordada como parte da busca de ampliação do alcance e da interação com a população. A divergência entre as estratégias discursivas da linguagem científica e as demandas  da comunicação pública da ciência são apresentadas como um dilema que encontra no cientificismo uma de suas expressões. Como desafios da comunicação científica em museus são levantadas as seguintes indagações: Como abordar a ciência evitando os estereótipos e mitos que, em geral, são reforçados na divulgação científica? Como tratar dos processos e não apenas dos resultados das investigações científicas? Como fazer isso de forma atraente, envolvente e crítica? Duas experiências de exposições desenvolvidas na UFMG – “Sentidos do Nascer” e “Processaber” – são, por fim, apresentadas como exemplos de algumas soluções criadas que  atendem  os  desafios levantados. 

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Biografia do Autor

Bernardo Jefferson de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais- Belo Horizonte- Minas Gerais- Brasil

Professor Titular da Faculdade de Educação

 

 

 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, B. J. de. MUSEUS E A COMUNICAÇÃO PÚBLICA DE CIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/42250. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Patrimônio Universitário em Rede