COVID-19 E A QUALIDADE DE VIDA INFANTIL
ABORDAGEM COM AÇÕES LÚDICAS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.42308Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Pandemia, Desenvolvimento InfantilResumo
As medidas de isolamento social no contexto da COVID-19 impactou o desenvolvimento biopsicosocial em crianças em idade escolar, especialmente aquelas do ensino fundamental I, afetando sobretudo o estilo de vida. Hábitos alimentares, sono, atividade física, uso excessivo de eletroeletrônicos foram alterados e têm implicações negativas à saúde das crianças, comprometendo o desenvolvimento emocional e cognitivo e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Neste contexto, são necessárias novas estratégias de ensino, diante das particularidades impostas. Desse modo, esse estudo objetiva o desenvolvimento da promoção da saúde e qualidade de vida de 54 crianças da 3ª, 4ª e 5ª série do ensino fundamental I, da escola municipal Jalira Lucchesi de Miranda no município de Diamantina-MG. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório de natureza multiprofissional no contexto da interdisciplinaridade, realizado no ano de 2022. A metodologia abrangeu uma triagem clínica completa contemplando dados antropométricos; aplicação de ficha sociocultural; questionário de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes - AUQEI; avaliação dos impactos de estilos de vida inadequados à saúde; dinâmicas de intervenção divididas em três pilares: hábitos alimentares, higiene do sono e atividade física. Assim, o estudo na perspectiva multiprofissional e interdisciplinar se apresenta eficaz na educação e promoção da saúde.
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