Extensão universitária em ginástica para todos
inferência na formação, atuação e reconhecimento de campo profissional
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.45189Palavras-chave:
extensão universitária, Ginástica, EducaçãoResumo
A formação profissional inicial perpassa o ensino e sua interface com propostas na extensão e na pesquisa. Especificamente, refletimos sobre a percepção de acadêmicos graduados e graduandos participantes de cursos de extensão universitária em Ginástica para Todos (GPT) e sua influência na atuação/reconhecimento do campo na Educação Física e Esporte. Foram realizados três grupos focais para a coleta dos dados que contemplaram nove grupos, totalizando 17 entrevistados. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Narrativa. Os resultados indicaram dois aspectos: as competências para a formação profissional e a ampliação da experiência esportiva. Os discentes confirmaram que a extensão os auxiliou na atuação e deu-lhes subsídios para organizar uma aula de ginástica, além de proporcionar experiências práticas mais positivas do que os estágios curriculares. A ampliação da experiência esportiva se revelou pela participação em eventos, sejam eles de viés esportivo e/ou científico-acadêmico. Os relatos revelaram as ações da extensão como fomentadoras da acessibilidade da GPT, sendo essa influente para aspectos da formação profissional em geral, como trabalhar em grupo, implantar a prática na escola, bem como a experiência esportiva e a participação em eventos.
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