Araçá, o urbanismo tático no programa de extensão Parque-Escola Chacrinha

Urbanismo Táctico en el Programa de Extensión Parque-Escuela Chacrinha

Autores

  • André Lopes dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Hugo Leonardo Cruz Nogueira Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Márcia Saeko Hirata Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Fernanda Nascimento Corghi Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.49197

Palavras-chave:

Articulação comunitária e institucional, Urbanismo tático, interdisciplinaridade

Resumo

Buscamos relatar os processos desenvolvidos pelo Programa de Extensão Parque-Escola Chacrinha (PROEX/Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ), por meio das ações que envolveram parcerias institucionais no Bairro Araçá, em São João del-Rei, Minas Gerais, nos anos de 2014 e 2015 e que reverberam até hoje. A associação entre pesquisa, ensino e extensão na práxis oriunda da articulação de agentes, instituições e propostas coletivas são o eixo central do urbanismo tático aplicado no território. A partir da discussão da cidade como obra, voltamos à concepção do programa de extensão frente ao processo de crescimento neoliberal das cidades, e na buscar por articulações comunitárias e institucionais que pautem as reivindicações populares como modo de ouvir e interagir através do Estado Democrático. Apresentamos, ao fim, a narrativa e a análise dos processos que culminaram na comunicação e execução de propostas para melhorias em equipamentos coletivos e reformas estruturais nas residências. A proposta vislumbra modos de ir do lugar às ideias, envolvendo processos do construir e habitar, e ampliando a convivência de alunos e professores que, no trabalho de campo, vivem e se misturam à realidade. A proposta é abrir intersecções entre ensino, pesquisa e extensão, integrando-os junto a uma população receptiva e ávida por atenção, carente inclusive de necessidades básicas.

Biografia do Autor

  • Hugo Leonardo Cruz Nogueira, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2021). Tem experiência na área de Restauração de Bens Culturais e Arquitetura e Urbanismo.

  • Márcia Saeko Hirata, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Possui graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Edificações pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1990), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004), doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Habitação da FAU-USP.de 2012 a 2014. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca entre setembro de 2021 a agosto de 2022. Atualmente leciona na Universidade Federal de São João del-Rei na graduação em Arquitetura e Urbanismo, e no Programa Interdepartamental de Pós-graduação interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, em que atua nos temas: produção do espaço, apropriação social do espaço, movimentos sociais e natureza.

  • Fernanda Nascimento Corghi, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

    Sou docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei (DAUAP/UFSJ) desde 2013 e do Programa interdepartamental de pós-graduação interdisciplinar stricto sensu em artes, urbanidades e sustentabilidade (mestrado acadêmico) ? PIPAUS/UFSJ. Me doutorei em Engenharia Civil (2014 - FEC/Unicamp) na área de concentração de Saneamento e Ambiente e realizei meu mestrado em Geografia (2008 ? IGE/Unicamp) na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Sou Arquiteta e Urbanista formada pela FAAC/UNESP (2005). Atualmente sou membra da Comissão de Acessibilidade da UFSJ e do Conselho Consultivo das UCS (Unidades de Conservação) - APA (Área de Preservação Ambiental) e REVS Libélulas da Serra de São José. Coordeno as atividades do Grupo de Pesquisa Glad Grupo de Linguagem não verbal, Ação territorial e Design Universal (Diretório CNPq) e participo do NACE ? Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (Grupos de Pesquisa do CNPq). Coordenei as atividades do Escritório de práticas projetuais alternativas (EPPA! / UFSJ) e coordeno desde 2015 as atividades do Grupo de Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística (GRAAU/ UFSJ). Trabalho com a promoção e aplicação do desenho universal, planejamento e gestão do território, governança socioambiental, prevenção de riscos socioambientais, cartografia social, Plano Diretor Participativo, acessibilidade, urbanismo sustentável, desenho de projeto participativo, gestão de microbacias hidrográficas. Também ministro disciplinas, grupos e pesquisa e extensão com temas como cartografia afetiva, tradução intersemiótica, fenomenologia e educação informal e urbana. Atuei no Laboratório de estudos em redes técnicas e sustentabilidade sócio-ambiental (FLUXUS/UNICAMP) onde integrei equipes de Capacitação de agentes ambientais, Gestão de Resíduos Sólidos (Região Metropolitana de Campinas) e Programas de Estágios Docentes voltados à Ecologia Aplicada à Engenharia. Atuei na implementação do Plano Diretor Participativo de Bauru nas ações voltadas à prevenção de riscos socioambientais, capacitação de lideranças regionais e preservação de fragmentos florestais. E em São João del-Rei e Tiradentes atuo nas questões de gestão das APAS das Serras de São José e Lenheiro e planos de mobilidade acessível, entre outras questões de governança socioambiental.

Referências

Araújo, J. A. (2012) Sobre a cidade e o urbano em Henri Léfèbvre. GEOUSP – Espaço e Tempo, 31, 133 - 142.

Bauman, Z. (2009). Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Zahar.

Carneiro, E. J. (2009). Formações territoriais urbanas em São João del-Rei (MG). ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza, CE, Brasil.

Corghi, F. N. ; Carvalho, J. C. B; Hirata, M. S.; Souza, H. M. (2015). O Potencial de pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade na premissa praxiológica de um plano pedagógico de curso de Arquitetura e Urbanismo. Anais Habitar, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Daveira, A. S. N. (1992). A fala do povo: a reprodução do conhecimento no saber popular (2ª ed.). Petrópolis: Vozes.

Lopes, J. M. (2006). O anão caolho. Novos Estudos CEBRAP, (76), 219-227. https://doi.org/10.1590/S0101-33002006000300011

Maricato, E. (2000). As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias. In: A cidade do pensamento único. Desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes.

Mayer, J. G. M. (2020). Ativismo cartográfico, autogestão e o comum urbano. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 8(2), .332-352. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/20368/19542

Montaner, J; Muxí, Z. (2014). Arquitetura e política: ensaios para mundos alternativos. São Paulo: Gustavo Gili.

Nogueira, P. C. E; Portinari, D. B. (2016). Urbanismo tático e a cidade neoliberal. Arcos Design 9, 177-188.

Oliveira, F. (2006). O vício da virtude: autoconstrução e acumulação capitalista no Brasil . Novos Estudos CEBRAP, (74), 67-85. http://www.scielo.br/pdf/nec/n74/29640.pdf

Harvey, D. (2005). A produção capitalista do espaço (2ª ed.). (Carlos Szlak, Trad.). São Paulo: Annablume.

Harvey, D. (2014). Contradicción 16: la relación del capital con la naturaleza. In: Diecisiete contradicciones y el fin del capitalismo. Quito: Editorial IAEN.

Lefebvre, Henri. (2008). O direito à cidade ( 5ª ed). (Rubens Eduardo Frias, Trad.). São Paulo: Editora Centauro.

Ribeiro, A. C. T. (1995). Urbanização sem urbanidade: um cenário de incertezas. Ensaios FEE, 16, 556-590.

Silva, G. S; Nogueira, H. L. C; Barcia, L. T. P; Negreiros, A. B; Hirata, M. S. (2017). Parque Escola Chacrinha: intervenções ambientais, culturais e urbanas. XIII Semana de Extensão Universitária, São João del-Rei, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Araçá, o urbanismo tático no programa de extensão Parque-Escola Chacrinha: Urbanismo Táctico en el Programa de Extensión Parque-Escuela Chacrinha. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–15, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.49197. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/49197. Acesso em: 8 jan. 2026.