A Importância das Competições Científicas

Uma Análise Baseada na Olimpíada Itabirana de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.56029

Palavras-chave:

Ensino básico, Olimpíadas de Matemática, Raciocínio Lógico-Matemático

Resumo

Este trabalho busca explorar as contribuições das competições científicas na formação pessoal e acadêmica de estudantes da educação básica, em especial das Olimpíadas de Matemática, no contexto da Olimpíada Itabirana de Matemática - OIM. A metodologia utilizada possui caráter qualitativo e consistiu na análise dos relatos de alunos premiados na OIM no que se refere à importância de participar desta e de outras olimpíadas do conhecimento. Os dados foram coletados por meio de um questionário disponibilizado de maneira digital. Foram destacadas as oportunidades que esses estudantes tiveram a partir da participação nessas competições, além de outros aspectos considerados relevantes, na visão dos alunos medalhistas. Os resultados indicam que diversas contribuições foram apontadas pelos estudantes respondentes, como o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e aumento do interesse pela Matemática; melhor compreensão da Matemática e seus fenômenos; possibilidade para a criação de um espaço favorável para aprender e ensinar Matemática; impactos positivos em outras áreas do conhecimento e oportunidades obtidas a partir da participação em olimpíadas do conhecimento.

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Publicado

2025-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Importância das Competições Científicas: Uma Análise Baseada na Olimpíada Itabirana de Matemática. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–18, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.56029. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/56029. Acesso em: 7 dez. 2025.