Percepção de gestores de espaços de educação infantil sobre o projeto de extensão Criança Cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.57309

Palavras-chave:

Educação em saúde , Relação Comunidade-Instituição, Vulnerabilidade social

Resumo

Introdução: O projeto "Criança Cidadã" visa democratizar a ciência através de atividades educativas e pedagógicas, intervindo em questões que afetam a vida de crianças em situação de vulnerabilidade.  Objetivo: Conhecer a percepção de gestores de espaços formais e informais de educação infantil sobre o projeto “Criança Cidadã”. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, conduzido através de entrevistas semiestruturadas com gestores de três instituições de educação localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, que participaram do Projeto no período de 2022-2024. A análise dos dados foi fundamentada no referencial teórico-metodológico de Bardin, utilizando a análise de conteúdo temática. Resultados: Participaram do estudo onze gestores. Da análise emergiram duas categorias: “Conformação do público-alvo do projeto Criança Cidadã” e “Aprendizados percebidos pelos gestores a partir do projeto Criança Cidadã”. As entrevistas demonstraram que as crianças atendidas vivem em vulnerabilidade socioeconômica, violência e abandono prejudicando seu desenvolvimento. Contudo, os gestores destacam que o projeto teve impacto positivo, melhorando o aprendizado e a autoestima das crianças, além de promover uma cultura de autocuidado e conscientização nas famílias. Conclusão: O projeto "Criança Cidadã" parece contribuir significativamente no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor infantil, ressaltando a importância de dar continuidade e expandir as ações de educação em saúde.

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Publicado

2025-10-15

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Seção

Artigos

Como Citar

Percepção de gestores de espaços de educação infantil sobre o projeto de extensão Criança Cidadã. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–16, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.57309. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/57309. Acesso em: 6 dez. 2025.