Entre margens e memórias
Conversas sobre o projeto Lembra: isto é rio
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.63191Palavras-chave:
água, rio, extensão, urbanismoResumo
Em outubro de 2025, a equipe da Revista Interfaces entrevistou Elisa Porto Marques, doutoranda da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais e integrante do projeto Lembra: isto é rio. A entrevista apresenta o projeto, desdobra suas ações em torno das águas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como a importância de repensar o imaginário político e social sobre a presença das águas nas cidades.
"[...] É preciso enfrentar a ideia, ainda muito presente, de que a convivência com as águas na cidade não é possível. Falta uma cultura política que repense radicalmente o entendimento de cidade. Muitas vezes o primeiro argumento usado para negar essa possibilidade é a falta de recursos, como se fosse uma impossibilidade material.
Isso nos leva ao que consideramos o ponto principal: o impacto social e simbólico. O que temos tentado — sem uma resposta pronta, claro — é construir contra-argumentos que mostrem que a dificuldade não é material ou econômica, e sim política: uma questão de cultura urbana, de mudança de prioridades e de abertura à transformação."