AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOB A PERSPECTIVA DO PÚBLICO ALVO: O ÍNDICE DE IMPACTO SOCIAL
Keywords:
divulgação científica, interação dialógica, universidade públicaAbstract
É recorrente a preocupação em âmbito universitário no que tange a avaliação das ações de Extensão. Porém é de fundamental importância que este processo não seja baseado naqueles tradicionalmente desenvolvidos pela pesquisa, sob pena da Extensão nunca deixar de ocupar uma postura subalterna no universo universitário. Uma vez que o processo de avaliação é também um norteador das ações a serem implementadas, propõem-se que este valorize o público alvo ao qual de destina, e consequentemente seu impacto social, e a natureza da ação, se continuada ou não. Desta forma, é proposta a criação de um índice de impacto social, que deve ser utilizado sobre o valor final do processo de avaliação, pois assim se valoriza ainda mais os aspectos sociais ligados às ações de Extensão. Pretende-se a exemplificação deste índice utilizando-se as ações de Extensão cadastradas em uma unidade acadêmica da UFMG.