EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Adolescente. Doenças Cardiovasculares. Prevenção de Doenças. Fisioterapia.Resumen
O presente estudo teve como objetivo prevenir o surgimento e o agravamento de riscos cardiovasculares em adolescentes do ensino médio de escolas públicas do estado do Paraná. Uma peça de teatro foi a estratégia pedagógica. As apresentações da peça foram realizadas em escolas de Curitiba. Os alunos responderam um questionário, antes a após a peça. Participaram da ação 279 alunos, sendo que 49 deles não preencheram corretamente o questionário, sendo excluídos da amostra e totalizando ao final das apresentações 230 participantes. Das 28 questões, 24 apresentaram melhora no índice de acerto entre a primeira e segunda aplicação. A peça teve um papel importante para que os estudantes se conscientizem acerca dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, estimulando-os a buscar hábitos de vida saudáveis para si e seus familiares.