EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Jéssica Perez UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Palabras clave:

Adolescente. Doenças Cardiovasculares. Prevenção de Doenças. Fisioterapia.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo prevenir o surgimento e o agravamento de riscos cardiovasculares em adolescentes do ensino médio de escolas públicas do estado do Paraná. Uma peça de teatro foi a estratégia pedagógica. As apresentações da peça foram realizadas em escolas de Curitiba. Os alunos responderam um questionário, antes a após a peça. Participaram da ação 279 alunos, sendo que 49 deles não preencheram corretamente o questionário, sendo excluídos da amostra e totalizando ao final das apresentações 230 participantes. Das 28 questões, 24 apresentaram melhora no índice de acerto entre a primeira e segunda aplicação. A peça teve um papel importante para que os estudantes se conscientizem acerca dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, estimulando-os a buscar hábitos de vida saudáveis para si e seus familiares.

Biografía del autor/a

  • Jéssica Perez, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
    Graduanda de Fisioterapia - UFPRDepartamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia

Publicado

2019-07-24

Número

Sección

Dossiê- Saúde e Educação Básica

Cómo citar

EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE CARDIOVASCULAR DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19075. Acesso em: 22 dec. 2024.