Reflexões sobre a educação pública brasileira: programa de ensino, pesquisa e extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022

Autores/as

  • Hercules Pimenta dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Educação, Escola pública, interdisciplinaridade, responsabilidade social, Extensão universitária

Resumen

Entendendo a importância de se refletir sobre o papel da universidade pública, por meio da sua produção do conhecimento e a responsabilidade de integrar esta produção socialmente, sentimos a necessidade de pensar esta produção sob uma perspectiva de integração, o que pressupõe uma ação interdisciplinar. Apresentamos neste trabalho uma ação que vem buscando criar e desenvolver projetos voltados para o público em geral, utilizando para isso diversas mídias, visando qualificar e expandir a reflexão acerca do tema Educação Pública. O objetivo deste artigo é apresentar à comunidade acadêmica as diversas e diversificadas ações do programa Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022, procurando demonstrar como estamos potencializando o princípio, que consideramos fundamental na atividade universitária, da indissociável relação das atividades de extensão com o ensino e a produção acadêmica do conhecimento. Objetivamos oportunizar aqui reflexões sobre a formação e o aperfeiçoamento de competências dos atores educacionais envolvidos neste programa de ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hercules Pimenta dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Educação pelo PPGE-FaE/UFMG, especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduação em História Bacharelado / Licenciatura pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Experiência na área de História, com ênfase em História da Educação. Experiência na modalidade de ensino à distância (EaD) atuando como professor formador e tutor a distância em cursos de especialização do CaED/UFMG. Conhecimentos na aplicação de redes sociais e ferramentas virtuais à Educação, com aprendizagem baseada em projetos. Professor convidado das Faculdades Milton Campos (FMC-MG), nos cursos de extensão e pós-graduação, ministrando conteúdos sobre metodologias de pesquisa, elaboração de projetos de pesquisa e de intervenção; produção e divulgação científica. Revisor do periódico Perspectivas Online Humanas e Sociais Aplicadas. Coordenador Executivo do Programa Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022.

Publicado

2015-03-05

Cómo citar

DOS SANTOS, H. P. Reflexões sobre a educação pública brasileira: programa de ensino, pesquisa e extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822-2022. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 27–51, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18952. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos