A relevância da integração entre universidades e escolas: um estudo de caso de atividades extensionistas em robótica educacional voltadas para rede pública de ensino

Autores

  • Gabriela Lígia Reis
  • Luis Fernando Freire Souza
  • Márcio Falcão Santos Barroso
  • Eduardo Bento Pereira
  • Erivelton Geraldo Nepomuceno
  • Gleison Fransoares Amaral

Palavras-chave:

Ações extensionista, robótica educacional, ensino público

Resumo

A extensão universitária é um processo que promove a interação transformadora entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. Um dos setores que tem se beneficiado com ações extensionista é a educação. Diante dos problemas enfrentados pelo ensino público no país a integração entre universidades e escolas tem apresentado importantes resultados, motivando os alunos na busca pelo conhecimento e até mesmo no interesse pelo ensino superior. Neste contexto, este trabalho apresenta três projetos de extensão em robótica educacional voltados para alunos de escolas públicas desenvolvidos pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Esses projetos são o início de um trabalho que visa tornar a robótica educacional uma realidade presente nas escolas públicas de ensino fundamental e médio na sua localidade. Os resultados deste trabalho, que vem sendo realizado há três anos, são apresentados neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

REIS, G. L.; SOUZA, L. F. F.; BARROSO, M. F. S.; PEREIRA, E. B.; NEPOMUCENO, E. G.; AMARAL, G. F. A relevância da integração entre universidades e escolas: um estudo de caso de atividades extensionistas em robótica educacional voltadas para rede pública de ensino. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 52–76, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18953. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos