Gêneros textuais e condições de produção

Autores/as

  • Eliane Santos Raupp Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Leticia Maria de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Gêneros textuais. Condições de produção. Domínio discursivo.

Resumen

Este trabalho tem por finalidade apresentar alguns resultados provenientes do projeto de extensão denominado “Gêneros Textuais e Condições de Produção”, realizado com alunos do ensino fundamental. Os gêneros textuais são os “textos encontrados em nossa vida diária e que apresentam padrões sociocomunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas sociais, institucionais e técnicas” (MARCUSCHI, 2008, p. 55). Além da intervenção escolar, os resultados provêm de observações não participativas, de entrevistas com alunos e com um dos professores que atua na disciplina de Língua Portuguesa. Os critérios metodológicos adotados serviram como instrumentos de apoio à pesquisa, com o intuito de apresentar uma visão panorâmica em relação ao progresso do domínio discursivo dos alunos nessas condições de produção “consideravelmente” apropriadas.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Santos Raupp, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Linguística Aplicada - UEM. Área de atuação: Língua e Linguística. Coordenadora do Projeto de Extensão: "Estudos do texto em contextos de Ensino e aprendizagem" e do "Grupo de Estudos do texto-GETE", ambos vinculados ao Programa de Extensão Laboratório de Estudos de Textos - LET.

Publicado

2016-03-01

Cómo citar

RAUPP, E. S.; DE PAULA, L. M. Gêneros textuais e condições de produção. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 44–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18964. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos