ACESSO DE AGENTES COMUNITÁRIOS A TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Isabela Silva Cancio Velloso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto Simeone Henriques Doutor em nutrição, Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Palabras clave:

educação em saúde, agente comunitário de saúde, doenças e agravos não transmissíveis.

Resumen

O presente artigo apresenta o relato de experiência de um projeto de extensão, que teve como objetivo promover o acesso de Agentes Comunitários de Saúde a tecnologias de práticas educativas que favorecessem sua mudança de atitude e de comportamento, frente à necessidade de redimensionamento das práticas de educação em saúde junto à população. Para isso, considerou-se que a educação em saúde é um processo de construção ou resignificação do conhecimento, que tem por princípio a ampliação da autonomia do sujeito sobre seu cuidado, possibilitando o exercício da cidadania e o controle social. Foram realizadas ações educativas numa vertente dialógica, emancipadora, criativa e ancorada na subjetividade inerente aos seres humanos. São relatados quatro encontros com os Agentes, nos quais foram discutidos os seguintes temas: o papel do Agente Comunitário de Saúde na perspectiva da educação em saúde, conceito das doenças e agravos não transmissíveis, polifarmácia e hábitos de nutrição saudável.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabela Silva Cancio Velloso, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em enfermagem, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2017-07-27

Cómo citar

VELLOSO, I. S. C.; HENRIQUES, G. S. ACESSO DE AGENTES COMUNITÁRIOS A TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 180–197, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19001. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência