A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DAS ENTEROPARASITOSES EM COMUNIDADE PRÉ-ESCOLAR

Autores/as

  • Maria Bianca Brasil Freire
  • Maria Jozelma Varela de Queiroz
  • JANE KELLY MOISÉS DA Silva
  • márcio adriano fernandes barreto
  • João Bezerra de Queiroz Neto
  • ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO UERN

Palabras clave:

Educação em saúde, Doenças parasitárias, Relações Comunidade-Instituição.

Resumen

Descreve um relato de experiência das ações do Projeto Ação e Prevenção: uma avaliação parasitológica em escolares da rede pública de ensino do município de Pau dos Ferros-RN na creche municipal “Saci Pererê”, desenvolvida com os escolares, professores e pais. Foram implementadas atividades com as crianças, pais e professores, através dinâmicas e  peça teatral que abordava a atuação das parasitoses no ambiente escolar. Foram aplicados questionários quanto ao perfil socioeconômico e realizado exames das amostras fecais das crianças. Os resultados dos exames das crianças verificou-se a presença dos seguintes protozoários: Giardia lambia, Endolimax nana, Entamoeba coli,entamoeba histolytica. Após as implementações educativas, foram entregues os resultados dos exames das crianças aos pais, os quais foram orientados à procurar a unidade básica de saúde para buscar o devido tratamento. Verificou-se a necessidade das ações voltadas para o combate às verminoses, orientando a comunidade acerca do reconhecimento das condições de saúde.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO, UERN

ENFERMEIRADRA EM CIÊNCIAS DA SAÚDEPROFESSORA ASSISTENTE III DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMCEN/CAMEAM/UERN

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

FREIRE, M. B. B.; QUEIROZ, M. J. V. de; SILVA, J. K. M. D.; BARRETO, márcio adriano fernandes; QUEIROZ NETO, J. B. de; NASCIMENTO, E. G. C. D. A EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA NO COMBATE DAS ENTEROPARASITOSES EM COMUNIDADE PRÉ-ESCOLAR. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 373–394, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19043. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência