PROJETO DE EXTENSÃO “AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA E IMPACTO SOBRE A COMUNIDADE DE PATOS DE MINAS

Autores/as

  • Sabrina Nunes Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcos de Souza Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Lizandra Nunes Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Luiza Ferreira Cavalcanti Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Cardoso da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fábio Silva Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Farisco Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Relato de experiência, Projeto de extensão, Extensão universitária

Resumen

RESUMO

Este texto relata a experiência de execução do projeto piloto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Patos de Minas, do Programa “Ações Formativas Integradas”, no segundo semestre de 2016. Tal projeto ofereceu um cursinho pré-ENEM gratuito, para alunos de baixa renda da cidade e região, oriundos de escolas da rede pública, proporcionando uma preparação de qualidade para o exame. Deste modo, a UFU Patos de Minas exerce de forma efetiva o seu papel de bem público, servindo a comunidade, e atuando de forma efetiva no desenvolvimento de ações inclusivas e de grande impacto para a comunidade na qual está inserida. Sendo assim, toda a estrutura do projeto desenvolvido é descrita, bem como o perfil social e educacional do aluno cursista recebido, os resultados das aprovações obtidas ao final do programa e o impacto sobre a comunidade.

Palavras-chave: Ações Formativas Integradas. Cursinho pré-ENEM. UFU Patos de Minas.

 

ABSTRACT

This text reports the experience of the pilot project of the Federal University of Uberlândia (UFU), Patos de Minas campus, of the Integrated Training Actions Program, in the second half of 2016. This project offered a free pre-ENEM course for students low income students from the city and region, from public schools, providing a quality preparation for the exam. In this way, UFU Patos de Minas effectively exercises its role of public good, serving the community, and acting effectively in the development of inclusive actions and of great impact for the community in which it is inserted. Thus, the entire structure of the project developed is described, as well as the social and educational profile of the student received, the results of the approvals obtained at the end of the program and the impact on the community.

Keywords: Integrated Training Actions. Pre-ENEM course. UFU Patos de Minas.

 

RESUMEN

Este texto relata la experiencia de ejecución del proyecto piloto de la Universidad Federal de Uberlandia (UFU), campus Patos de Minas, del Programa "Acciones Formativas Integradas", en el segundo semestre de 2016. Tal proyecto ofreció un cursillo pre-ENEM gratuito, para alumnos de bajos ingresos de la ciudad y región, oriundos de escuelas de la red pública, proporcionando una preparación de calidad para el examen. De este modo, la UFU Patos de Minas ejerce de forma efectiva su papel de bien público, sirviendo a la comunidad, y actuando de forma efectiva en el desarrollo de acciones inclusivas y de gran impacto para la comunidad en la que está inserta. Por lo tanto, toda la estructura del proyecto desarrollado se describe, así como el perfil social y educativo del alumno cursista recibido, los resultados de las aprobaciones obtenidas al final del programa y el impacto sobre la comunidad.

Palabras clave: Acciones Formativas Integradas. Cursillo pre-ENEM. UFU Patos de Minas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabrina Nunes Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas; coordenadora do projeto de extensão “Ações Formativas Integradas”.

Marcos de Souza Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Doutor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas.

Lizandra Nunes Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas; ex-bolsista no projeto de extensão “Ações Formativas Integradas”.

Laura Luiza Ferreira Cavalcanti, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas; ex-bolsista no projeto de extensão “Ações Formativas Integradas”.

Fernanda Cardoso da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas; voluntária no projeto de extensão “Ações Formativas Integradas”.

Fábio Silva Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas; bolsista no projeto de extensão “Ações Formativas Integradas”.

Fernanda Farisco, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Patos de Minas; voluntária no projeto de extensão “Ações Formativas Integradas”.

Publicado

2019-12-11

Cómo citar

VIEIRA, S. N.; GOMES, M. de S.; OLIVEIRA, L. N.; CAVALCANTI, L. L. F.; SILVA, F. C. da; BORGES, F. S.; FARISCO, F. PROJETO DE EXTENSÃO “AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA E IMPACTO SOBRE A COMUNIDADE DE PATOS DE MINAS. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19094. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência