PROTOCOLO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ACOMPANHANTES NA ATENÇÃO TERCIÁRIA

Autores

  • Keila Maria de Azevedo Ponte Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Joaquim Ismael de Sousa Teixeira Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Isabelly Oliveira Ferreira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Paloma Macedo de Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Atenção Terciária à Saúde, Educação em Saúde, Pneumonia

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma estratégia de educação em saúde sobre o Protocolo de Pneumonia Associada a Assistência à Saúde (PRAS) com acompanhantes de pacientes de um hospital da região norte do Ceará. Trata-se de um relato de experiência, realizado de maio a junho de 2019 acerca de uma ação educativa sobre o protocolo PRAS realizada por acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Utilizou-se do jogo verdadeiro ou falso e confeccionado plaquinhas com as assertivas, sendo elaborado afirmações para serem julgadas como certo ou errado. Muitos dos acompanhantes não conheciam o protocolo, nem sabiam dos riscos da broncoaspiração. Aqueles que relataram ter conhecimento sobre o PRAS, eram acompanhantes de pacientes internados a mais tempo. Compreende-se que práticas educativas devem ter agenda cativa nos serviços hospitalares, contribuindo para um melhor entendimento do cuidado a partir do repasse de informações importantes.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

DE AZEVEDO PONTE, K. M.; DE SOUSA TEIXEIRA, J. I.; FERREIRA, I. O.; DE FARIAS, P. M. PROTOCOLO DE PNEUMONIA ASSOCIADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ACOMPANHANTES NA ATENÇÃO TERCIÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19102. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência