PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE

PRÁTICA DOCENTE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores/as

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Prática docente; Extensão universitária; Cursos de extensão; Metodologia científica.

Resumen

Relata atividades docentes desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão universitária, de modo a demonstrar a contribuição da prática docente nas atividades extensionistas. Parte-se do pressuposto de que os docentes constituem personagens essenciais para o sucesso dos projetos e dos cursos de extensão, sobretudo se utilizados métodos e procedimentos estimuladores e adequados ao perfil dos cursistas. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, permeado por pesquisa bibliográfica e relato de uma experiência vivenciado por docente no Curso Métodos e Técnicas em Pesquisa Científica. Constatou-se a participação docente no planejamento do curso, distribuindo os conteúdos temáticos em módulos, como também na condução das aulas, mediante o uso de aulas expositivas, contextualizadas e a elaboração e socialização dos temas dos projetos de pesquisa pelos cursistas. Com efeito, a atuação docente nesse curso de metodologia proporcionou a integração da extensão com a pesquisa e o ensino, permitindo uma maior aproximação da universidade com o contexto social, tendo a ciência um papel preponderante nesse processo, haja vista o rompimento de desigualdades e a busca pelo desenvolvimento da sociedade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrando em Gestão e Organização do Conhecimento, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2020-05-30

Cómo citar

JORGE SANTA ANNA. PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE: PRÁTICA DOCENTE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 226–246, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19525. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência