IMPACTOS DE UNA TECNOLOGÍA SOCIAL DE CONFECCIÓN DE BOLSAS EN LA LUCHA CONTRA LA POBREZA

UN CASO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN EL INTERIOR DE CEARÁ

Autores/as

Palabras clave:

Tecnología social, Extensión Universitaria, Pobreza

Resumen

El objetivo de éste trabajo es analizar la tecnología social de la fabricación de bolsas como estrategia de lucha contra la pobreza a partir de un proyecto de extensión universitaria en un barrio del interior de un municipio del noreste. Se celebraron diez talleres relacionados con esta tecnología social con la participación de cinco mujeres, y se aplicó un Grupo de focalización de la evaluación de impacto. Se realizó un análisis del contenido del material transcripto. Identificamos que la tecnología social de fabricación de bolsas fortaleció los lazos afectivos entre las participantes. También hubo aprendizaje sobre confección de bolsas, educación financiera y la comprensión crítica de los derechos sociales. Con esto, concluimos que la extensión universitaria alineada con la realización de la tecnología social proporcionaba cambios a los involucrados, tanto a nivel operativo, como en cuanto a criticidad y emancipación social.

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Biografía del autor/a

Antonio Aílton de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Psicologia Pela Uiversidade Federal do Ceará (UFC); Bacharel em Humanidades, Sociólogo e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); e pesquisador colaborador na Rede de Estudos e Afrontamentos as Pobrezas, Discriminações e Resistencias (ReaPODERE).

Sandy Kelly Santana de Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Graduanda em Bacharelado em Antropologia pela UNILAB. Pesquisadora e extensionista da Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas Discriminações e Resistências (REAPODERE). Realiza pesquisas nas áreas de gênero, sexualidade e feminismo.

Camila da Conceição, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB). Graduanda em Pedagogia pela UNILAB. Pesquisadora e extensionista da Rede de Estudos e afrontamentos das pobrezas discriminações e resistências (REAPODERE).

Vanessa Silva Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Graduanda em Pedagogia pela UNILAB. Pesquisadora e extensionista da Rede de Estudos e afrontamentos das pobrezas discriminações e resistências (REAPODERE).

Jéssica Rodrigues Malaquias , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, pela Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista Idioma sem fronteiras / Núcleo de línguas - UNILAB (2019). Facilitadora do projeto de extensão: Rede de estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (reaPODERE) e do projeto de Extensão Ouvindo Música

James Ferreira Moura Jr., Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Professor no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC); e Coordenador da Rede de Estudos e Afrontamentos as Pobrezas, Discriminações e Resistências (ReaPODERE)

Citas

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Publicado

2022-07-30

Cómo citar

LIMA, A. A. de S.; OLIVEIRA, S. K. S. de; CONCEIÇÃO, C. da; OLIVEIRA, V. . S.; MALAQUIAS , J. R.; MOURA JR., J. F. . IMPACTOS DE UNA TECNOLOGÍA SOCIAL DE CONFECCIÓN DE BOLSAS EN LA LUCHA CONTRA LA POBREZA: UN CASO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN EL INTERIOR DE CEARÁ. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/25345. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos