OFICINAS EXTENSIONISTAS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL E GÊNERO EM DEBATE

Autores/as

Palabras clave:

Saúde mental, Gênero, Centro de atenção psicossocial

Resumen

Saúde mental e gênero são discussões recentes e necessárias para compreendermos como os mecanismos de opressão sociais funcionam e adoecem mulheres na sociedade atual. Neste trabalho, discutiremos como a atenção à saúde mental foi construída historicamente e também a elaboração de políticas de assistência à saúde no Brasil, apresentando as mulheres como as mais impactadas tanto pela história quanto pela utilização dos equipamentos de saúde. Em seguida, apresentaremos a proposta de oficinas extensionistas que auxiliaram na abordagem de temas e conceitos complexos para um grupo de mulheres pacientes do CAPS II, com o intuito de compreender a relação entre saúde mental e violência de gênero. A ação de extensão é parte de uma pesquisa maior, fruto de uma dissertação de mestrado de uma das autoras

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Amarante, Paulo (1995). Loucos pela vida: A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Andrade, Ana Paula Muller (2014). (Entre) Laçamentos possíveis entre gênero e saúde mental. In: Zanello, Valeska. Andrade, Ana. Paula Muller. Saúde Mental e gênero: diálogos, práticas e interdisciplinaridade, Curitiba: Appris.

Batistella, Carlos (2007). Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: Fonseca, Angélica Ferreira; Corbo, Ana Maria D’Andrea (Org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ.

Beauvoir, Simone (2009). O Segundo Sexo. 2 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Brasil (2001). Ministério da Saúde. Lei n. 10.216 de 6 de abril 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Ministério da Saúde.

Brasil (2002). Ministério da Saúde. Portaria nº 336 de19 de fevereiro de 2002.

Brasil (2013). Vulnerabilidade: gênero, pobreza, cor da pele e desigualdade. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Cadernos de Atenção Básica, n.34. Brasília, Ministério da Saúde.

Engel, Magali (2000). Psiquiatria e feminilidade. In: Priore, Mary Del (org). História da Mulheres no Brasil. 3. ed. São Paulo: Contexto.

Foucault, Michel (2003). História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva.

Freire, Paulo (2005). Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Louro, Guacira Lopes (1997). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes.

OPAS, Declaração de Caracas. Organização Pan-Americana da Saúde. Organização Mundial da Saúde. Caracas, 1990.

Passos, Rachel Gouveia; Pereira, Melissa de Oliveira (2017). Luta Antimanicomial, Feminismos e Intersecionalidades: Notas para debate. In: Passos, Rachel Gouveia; PEREIRA, Melissa de Oliveira (orgs) Luta antimanicomial e feminismos: discussões de gênero, raça e classe para a reforma psiquiátrica brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: Autografia.

Rojão, Graça et al. (2011). Coolkit: Jogos para a não-violência e igualdade de gênero. Covilhã.

Rubin Gayle (1993) O tráfico de mulheres. Notas sobre a ‘Economia Política’ do sexto. Tradução de Christine Rufino Dabat. Recife: SOS Corpo.

Showalter, Elaine (1985). The female Maladay-Women, Madness and English Culture 1930- 1980. London Pantheon Books.

Zanello,Valeska (2017). Saúde Mental, Gênero e Interseccionalidades. Passos, Rachel Gouveia; Pereira Melissa de Oliveira (orgs). Luta antimanicomial e feminismos: discussões de gênero, raça e classe para a reforma psiquiátrica brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia.

Zanello, Valeska (2018). Saúde Mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. 1. ed. Curitiba: Appris.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

SOUSA, C. V. L. de; AMATO, L. J. D. OFICINAS EXTENSIONISTAS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: SAÚDE MENTAL E GÊNERO EM DEBATE. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/37788. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Artigos