GAMIFICAÇÃO COM NARRATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

Palabras clave:

Gamificação, Narrativa, Ensino-aprendizagem, Estratégia de ensino

Resumen

A gamificação é uma estratégia que tem sido utilizada pelas escolas com vistas a uma participação mais efetiva dos alunos, uma vez que possui, em seu design, diversos elementos dos games, como a narrativa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância que a gamificação e sua narrativa têm para o processo de ensino-aprendizagem, tendo como base as experiências vivenciadas em uma atividade formativa, realizada com professores em formação inicial e continuada. Os resultados apontam que o uso da gamificação em sala de aula fomenta um maior engajamento e interesse dos alunos nas atividades que estejam sendo propostas, o que tem a potencialidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Letícia dos Santos Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), na área de Educação. Doutora e Mestra em Educação (UFRN), com doutorado sanduíche na Faculdade de Educação na Universidade de Lisboa - Portugal. Graduada em Pedagogia (UFRN). Coordenadora do Laboratório de Práticas Educativas Inovadoras e Acessíveis (LAPEIA-Felcs- Ufrn). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente em discussões relacionadas ao desenvolvimento profissional de professores, práticas pedagógicas, tecnologias educacionais, organização do trabalho pedagógico e currículo.

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

ARAÚJO, J. F. S. de; CARVALHO, L. dos S. GAMIFICAÇÃO COM NARRATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/38179. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos