ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS

A EXTENSÃO COMO PARTE DO CURRÍCULO NO CURSO DE LETRAS

Autores/as

Palabras clave:

Português como Língua de Acolhimento; Estágio de Extensão; Extensão Universitária.

Resumen

Este artigo apresenta um relato de experiência oriundo do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, a partir do componente curricular Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão. Esse componente tem como objetivo inserir o licenciando em práticas de extensão, de modo a mobilizar os alunos a se aproximarem das demandas sociais por meio do curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados. O artigo divide-se em três partes: inicialmente, é realizada uma explicação acerca da extensão universitária, sua importância e a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Em seguida, são discutidos conceitos relacionados ao ensino do Português como Língua de Acolhimento (PLAc), em diálogo com a última parte: o curso proposto para imigrantes e refugiados. Como resultado, pode-se dizer que, ao mesmo tempo em que é proporcionado ao estudante de Letras uma formação humana e integral, a Instituição de Ensino Superior, por meio da extensão, atende às demandas sociais com a promoção da cidadania e do acolhimento ao outro, objetivo último da extensão.

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Biografía del autor/a

Estella Maria Bortoncello Munhoz, IFRS Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves

Ivone Massola, IFRS Campus Bento Gonçalves

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Carina Fior Postingher Balzan, IFRS Campus Bento Gonçalves

Doutora em Letras. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Kleber Eckert, IFRS Campus Bento Gonçalves

Doutor em Letras. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Citas

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Publicado

2023-07-22

Cómo citar

BORTONCELLO MUNHOZ, E. M.; MASSOLA, I.; FIOR POSTINGHER BALZAN, C.; ECKERT, K. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS: A EXTENSÃO COMO PARTE DO CURRÍCULO NO CURSO DE LETRAS . Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40540. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos