HIGIENE PESSOAL
Uma abordagem humanizada e didádica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41615Palabras clave:
Atenção à Saúde, Comunicação em Saúde, HigieneResumen
A Higiene Pessoal é o conjunto de condutas para a prevenção de enfermidades e promoção da saúde. Com a inserção de hábitos higiênicos em nossa rotina diária, há a diminuição da probabilidade de o indivíduo contrair patologias correlacionadas com a má higiene pessoal. O presente relato é resultante da experiência da oficina de Higiene Pessoal do Projeto de Extensão “Ferramentas Socioambientais em Prol da Saúde” da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), realizado no ano de 2021. A fim de criar o vínculo com o público-alvo, foram realizadas atividades lúdicas e, posteriormente, as pessoas puderam questionar a equipe com suas dúvidas a respeito do tema e receberam kits de higiene corporal. A realização da oficina mostrou-se de grande importância para os acadêmicos que formaram a equipe, como também para a população que recebeu informações a respeito da temática, visto que ambos aprenderam com a troca de experiências.
Descargas
Citas
Allegranzi, B., Tartari, E., & Pittet, D. (2021). “Seconds save lives—clean your hands”: the 5 May 2021World Health Organization SAVE LIVES: Clean Your Hands campaign. Antimicrobial Resistance & Infection Control, 10(1), 55. https://doi.org/10.1186/s13756-021-00926-7
Alves, L.,&Bianchin, M.A. (2010). O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 27(83), 282-287. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000200013
American Academy of Otolaryngology- Head and Neck Surgery. (2017, January 17). AAO-HNS Updates Best Practices for Diagnosis, Treatment of Earwax. The Hearing Review.https://www.hearingreview.com/practice-building/aao-hns-updates-best-practices-diagnosis-treatment-earwax
Benedetti Filho, E., Silva, A. de O. D., & Favaretto, D. V. (2020). Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física. Revista Brasileira De Ensino De Física, 42. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0356
Bezerra, I. M. P., & Sorpreso, I. C. E. (2016). Conceitos de saúde e movimentos de promoção da saúde em busca da reorientação de práticas. Journal of Human Growth and Development, 26(1), 11-20. https://dx.doi.org/10.7322/jhgd.113709
Biblioteca Virtual em Saúde (2011). Higiene para uma vida saudável. https://bvsms.saude.gov.br/higiene-para-uma-vida-saudavel/
Bósio, A. L. C., Damin, C. M., Maniçoba, F. A. P, Assunção, V. A., Arruda, R. C. O., Leme, F. M. (2021). Ferramentas socioambientais em prol da saúde: a importância e o estímulo de bons hábitos de higiene em tempos de Covid-19. Educação, ciência e saúde, 8(1), 175-189. http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v8i1.362
Cardoso, A. C., Corralo, D. J., Krahl, M., & Alves, L. P. (2015). O estímulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da ABENO, 15(2), 12-19. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.93
Caroline, T. R. C. (2021). A importância de jogos e brincadeiras na educação infantil. Saberes Docentes em Ação, 5(1), 1-12. https://maceio.al.gov.br/uploads/documentos/1-A-IMPORTANCIA-DOS-JOGOS--E-BRINCADEIRAS-NA-EDUCACAO-INFANTIL-1.pdf
Castro, R. E. V. (2021, 30 de novembro). Surtos de síndrome mão-pé-boca pelo Brasil: como devemos abordar?. PEBMED. https://pebmed.com.br/surtos-de-sindrome-mao-pe-boca-pelo-brasil-comodevemos-abordar/
Centers for Disease Control and Prevention. (2021). When and How to Wash Your Hands. https://www.cdc.gov/handwashing/when-how-handwashing.html
Conceição, E. M. S. M. da ., Lopes, E. A. da S. ., Silva, J. P. da ., Agripino, J. L. da S. ., Ferreira, M. D., & Boazegevski, S. (2022). A rotina na educação infantil. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1747–1760. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4045
Freitas, L. W. S. de, Tavares, A. T. C., Barbosa, G. da S., Junior, I. de O., Cruz, M. O. da, Silva, M. L. da, Ferro, L. de O., & Oliveira, A. C. A. S. de. (2020). Jogos Didáticos: Construindo um caminho para dinamizar o Ensino de Micologia / Jogos Didáticos: Construindo um Caminho para Energizar o Ensino de Micologia. Brazilian Journal of Development , 6 (10), 81742–81754. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-559
Gonçalves, M. B., & Moraes, A. M. S. M. D. (2003). Inserção dos Alunos da Primeira Série do Curso de Medicina em Serviços de Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 27, 83-90. https://doi.org/10.1590/1981-5271v27.2-002
Guo, N., Ma, H., Deng, J., Ma, Y., Huang, L., Guo, R., & Zhang, L. (2018). Effect of hand washing and personal hygiene on hand food mouth disease: A community intervention study. Medicine, 97(51), e13144.https://doi.org/10.1097/MD.0000000000013144
Guslyakova, A., Guslyakova, N., Valeeva, N., & Veretennikova, L. (2021). Uso da aprendizagem baseada em projeto no ensino L2 em uma escola abrangente contemporânea (no exemplo da sala de aula dei nglês como língua estrangeira). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16754. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16754
Koglin, T., & Koglin, J. C. (2019). A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira De Extensão Universitária, 10(2), 71-78. https://doi.org/10.24317/2358-0399.2019v10i2.10658
Ministério da Saúde. (2022). Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19: PNO- 2ª edição com ISBN. https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/coronavirus/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacinacao-contra-a-covid-19-pno--2a-edicao-com-isbn.
Moronari, J. G. da S. (2019). Teatro e ensino. Inventário, (23.2), 285–298. https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29502
Pádua, C.A. L. de O., & França-Carvalho,A. D. (2022). The contribution of digital information and communication technologies to the teaching and learning process during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 11(2), e11511225517. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25517
Pitombo, E. M., & Madi, S. (2021). Família no processo de alfabetização. Construção psicopedagógica, 30(31), 19-26. https://dx.doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a02
Ramos-Morcillo, A. J., Moreno-Martínez, F. J., Susarte, A. M. H., Hueso-Montoro, C., & Ruzafa-Martínez, M. (2019). Social Determinants of Health, the Family, and Children’s Personal Hygiene: A Comparative Study. International journal of environmental research and public health, 16(23), 4713. https://doi.org/10.3390/ijerph16234713
Rodrigues, N. P. A., Silva, D. R., Garcia Junior, É. A., Silva Junior, E. F., Gomes, R. S., Fernandes, K. F. D., & Oliveira, K. Á. R. (2021). Divulgação de informações sobre higiene e mudança de hábitos durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, 10(1), e30910111739-e30910111739. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11739
Santana, M. A. (2015). O contexto do programa de alfabetização na idade certa: O desafio, a concepção e perspectivas dos professores. Revista Fundamentos, 2(1), 3-16. https://revistas.ufpi.br/index.php/fundamentos/article/view/3779
Silva,A. L. D. B., Sousa, S. C. D., Chaves,A. C. F., Sousa, S. G. D. C., & Rocha Filho, D. R. D. (2019). Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Revista de Enfermagem UFPE online, 1-8. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094998
Souza, C. L. de., Roim, T. P. B. (2015). Metodologia de ensino na educação infantil. Revista Científica de Ciências Aplicadas da FAIP, 2(3). http://faip.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/WqI9d4IR9SSDLb6_2016-6-15-19-15-46.pdf
World Health Organization. (2020). Advice on the use of masks in the context of COVID-19: interim guidance, 5 June 2020. https://apps.who.int/iris/handle/10665/332293
World Health Organization. (2023). Health equity. https://www.who.int/health-topics/health-equity#tab=tab1.