PORTAS QUE SE ABREM

O circo na extensão universitária em diferentes regiões brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.45930

Palavras-chave:

Circo, Extensão Universitária, Arte, Universidade, Currículo

Resumo

O presente trabalho reúne discussões de um coletivo de professores que realiza práticas circenses em projetos de extensão em diferentes universidades brasileiras. Seus objetivos são: problematizar e avaliar as ações extensionistas de circo desenvolvidas, fomentar o debate acadêmico sobre circo e extensão, compartilhar experiências em contextos e realidades diversas e contribuir com outros educadores interessados no circo, quer seja atuando no contexto da extensão universitária ou em outro qualquer. O trabalho contém um conjunto de relatos de experiência, em diálogo com a literatura acadêmica sobre a temática. Por meio desta escrita coletiva, ficou evidente que alguns projetos já têm uma trajetória consolidada na instituição de vínculo, enquanto outros estão dando seus primeiros passos, a fim de conquistar legitimidade e reconhecimento. Do mesmo modo, buscamos evidenciar algumas questões que indicam os objetivos, pressupostos, atividades desenvolvidas e públicos atendidos nas ações extensionistas. Compartilhar essas experiências é uma tentativa de legitimarmos este coletivo que tem contribuído para uma constante reavaliação de nossas práticas e um repensar de nossas metas. Esperamos assim contribuir para o fortalecimento de uma visão humanística e crítica dos futuros profissionais acerca das questões que envolvem o Circo como patrimônio da humanidade.

Biografia do Autor

  • Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste; Irati, Paraná, Brasil

     

     

     

  • Rogério Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Corumbá, Mato Grosso do Sul

     

     

  • Teresa Ontañón Ontañón, Universidade do Estado de Minas Gerais- Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil



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2024-05-17

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Como Citar

PORTAS QUE SE ABREM: O circo na extensão universitária em diferentes regiões brasileiras. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, p. e45930, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.45930. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45930. Acesso em: 22 dez. 2024.