ENTRE HISTÓRIA, ARTE, LITURGIA E DEVOÇÃO: UM POSSÍVEL PERCURSO NARRATIVO DO ANTIGO RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA EM SÃO PAULO

Autores

Palavras-chave:

Recolhimento de Santa Teresa, Percurso Narrativo, Museu de Arte Sacra, Museologia

Resumo

RESUMO:

 O Antigo Recolhimento de Santa Teresa, construído em 1685, pelo arquiteto e escravo alforriado Tebas e por iniciativa de Lourenço Castanho Taques e seu irmão Pedro Taques de Almeida, com autorização do bispo carioca, D. José de Barros de Alarcão possui uma longa história. Construído para abrigar mulheres que tivessem certas posses e instrução, além de mulheres de má reputação ou consideradas desobedientes, o estabelecimento religioso funciona como instituição religiosa até o início do século XX, quando Dom Duarte Leopoldo e Silva ordena sua demolição, no ano de 1917, atendendo ao programa de reformas urbanísticas que o antigo centro da cidade de São Paulo passava, nesse momento. Dentro de sua longa história, constitui interesse compreender o conjunto de quatorze pinturas, sendo dez Doutores da Igreja e quatro Evangelistas, além de um imenso crucifixo em madeira policromada do século XVIII, que pertenceram ao Antigo Recolhimento e que hoje integram o acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Sobre os três conjuntos de pinturas supramencionados, a documentação do Museu de Arte Sacra de São Paulo atribui dez pinturas ao Frei e artista ituano Jesuíno do Monte Carmelo e quatro, a Jorge José Eduardo Vedras. Pretende-se analisar os três conjuntos e o crucifixo à luz de seu pertencimento ao Antigo Recolhimento, a fim de compreender sua história, bem como a (re)construção de sua narrativa histórica, em seu percurso e usos. Visa-se aprofundar discussões acerca do patrimônio disperso e estabelecer interlocuções com outros pesquisadores.

 

PALAVRAS-CHAVE: Recolhimento de Santa Teresa; percurso narrativo; Museu de Arte Sacra de São Paulo

ABSTRACT:

 

The Old Retreat of Saint Teresa, built in 1685, by architect and manumit Tebas following the initiative from Lourenço Castanho Taques and his brother Pedro Taques de Almeida, through authorization conceded by Carioca Bishop José de Barros de Alarcão, holds a long history. Built in order to shelter women who had certain patrimony and instruction, besides bad reputation and considered disobedient women, the religious building works as an institution until the beginning of the twentieth century, when Archbishop Duarte Leopoldo e Silva determines its demolishing in the year of 1917, following the urbanistic reform program which the old São Paulo downtown was going through, at that moment. Within its long history, one takes interest in comprehending the set of fourteen paintings, constituted by ten Fathers of the Church and four Evangelists, besides a huge eighteenth-century polychromed wooden crucifix, which belonged to the Old Retreat and now integrate the Sacred Art Museum of São Paulo collection. Regarding the three above mentioned sets of paintings, the documentation of the Sacred Art Museum of São Paulo attributes ten paintings to Friar and Ituano artist Jesuíno do Monte Carmelo and four to Jorge José Eduardo Vedras. The present study intends to analyze both sets of paintings and the crucifix considering their belonging to the Old Retreat, in order to comprehend its history, as well as the reconstruction of its historic narrative, in its route and usages. One also aims at deepening discussion about the dispersed patrimony and establishing interlocution with other researchers.

 

KEYWORDS: Retreat of Saint Teresa; narrative route; Sacred Art Museum of São Paulo

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Biografia do Autor

Karin Philippov, Universidade Estadual Paulista -UNESP

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), atuando principalmente nos seguintes temas: Benedito Calixto de Jesus, programa iconográfico de Igrejas, arte religiosa e sacra e patrimônio arquitetônico urbano laico e eclesiástico de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH-Unicamp sob a orientação do Prof. Dr.Jorge Coli com o tema Rockwell Kent e o Brasil. Doutora em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas -IFCH - UNICAMP, sob a orientação da Profª Drª Claudia Valladão de Mattos Avolese, com o tema A OBRA RELIGIOSA DE BENEDITO CALIXTO DE JESUS ATRAVÉS DO MECENATO DE DOM DUARTE LEOPOLDO E SILVA NA IGREJA DE SANTA CECÍLIA. Foi Professora de História da Arte do programa UniversIDADE da UNICAMP (2016). Pós-Doutora em História da Arte junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Arte pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP), sob a supervisão da Profª Drª Angela Brandão (2019). Pós-Doutoranda em Artes Visuais junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP), sob a supervisão do Prof. Dr. Percival Tirapeli. Historiadora da Arte, docente de História da Arte e educadora patrimonial, atuando através de palestras, cursos e aulas-visita.

Referências

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Publicado

2022-06-18

Como Citar

Philippov, K. (2022). ENTRE HISTÓRIA, ARTE, LITURGIA E DEVOÇÃO: UM POSSÍVEL PERCURSO NARRATIVO DO ANTIGO RECOLHIMENTO DE SANTA TERESA EM SÃO PAULO. Perspectiva Pictorum, 1(1), 9–27. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/37897