v. 2 n. 1 (2023): Dossiê: O espaço colonial: entre ornamento e arquitetura
Artigos Livres (fluxo contínuo)

Salomé ou Salomés? Uma análise das representações da história bíblica a partir da arte lombarda do século XVI

Sara Tatiane de Jesus
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Publicado 2023-07-10

Como Citar

Tatiane de Jesus, S. (2023). Salomé ou Salomés? Uma análise das representações da história bíblica a partir da arte lombarda do século XVI. Perspectiva Pictorum, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/46850

Resumo

Ao longo de todo século XV e XVI, presenciamos na arte italiana, inúmeras representações pictóricas acerca da história bíblica de Salomé. E a reverberação da cena bíblica que marca a degolação de João Batista, chamou a atenção da arte europeia como um todo, a partir do final do século XVI. Em meio a milhares de pinturas feitas a partir dessa mesma história, o que nos chama atenção nessa pesquisa, é a forma como essa cena da degolação foi entendida, compreendida e reproduzida, dentro do pequeno círculo da arte italiana lombarda, em especial por alguns artistas milaneses, como: Andrea de Solario; Giampetrino; Bernardino Luini e Cesare da Sesto. Compreender como esses artistas absorveram e reproduziram, cada um ao seu modo, a cena da degolação de João Batista, é de suma importância, para que possamos analisar, não somente a arte italiana lombarda renascentista do século XVI, enquanto um marco artístico relevante da pintura europeia. Mas também, para que consigamos vislumbrar o impacto imagético que se decorreu a partir de produções feitas após esse período, que muito provavelmente foram impactadas em decorrência da obra desses artistas Lombardos. Sendo assim, compreender a prática artística lombarda, é de suma importância, para que não perpetuemos um discurso homogêneo ao qual a experiência florentina; romana e veneziana, são as únicas possibilidades de arte relevante nesse período.

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