v. 3 n. 1 (2024): A história da arte como história cultural: uma “visão cosmovisional”
Artigos Dossiê Temático

Ver e orar: a festa barroca nas imagens, ritos e hinos

Robson L. S. Barbosa
UEFS
Biografia

Publicado 2024-09-25

Como Citar

L. S. Barbosa, R. (2024). Ver e orar: a festa barroca nas imagens, ritos e hinos. Perspectiva Pictorum, 3(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.13892116

Resumo

A arte sacra é intrínseca ao ambiente (templos), presente nas mais variadas formas como pinturas e esculturas, além de diversos outros elementos necessários ao rito litúrgico, como alfaias, vestuário, etc. Soma-se a esse universo a música sacra, primordial à completude dos ritos religiosos e na sensibilização dos corações dos fiéis. Sob essa ótica, aqui são apresentados em paralelo dois elementos presentes no templo cristão, iconografia e hinos litúrgicos, tomando como referência visual detalhes da pintura ilusionista da igreja da Imaculada Conceição da Praia, em Salvador, Bahia. A proposta é de estabelecer a possível relação direta entre os personagens da pintura e a presença dessas no contexto (e texto) dos hinos litúrgicos, numa relação de lógica sequenciada, ou seja, a possibilidade de as figuras terem direta relação com as estrofes dos hinos. 

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