A exacerbação dos sentidos: Retábulos pintados à imitação de arquitetura nas Minas setecentistas
Publicado 2023-07-10
Cómo citar
Derechos de autor 2023 Mateus Rosada, Gustavo Bastos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Resumen
Este estudo se propõe a levantar e analisar os retábulos coloniais com pintura de falsa arquitetura em Minas Gerais. Percebe que algumas irmandades optaram pela solução de confeccionar altares de falsa arquitetura, com a imitação pictórica dos elementos compositivos dos altares, tais como colunas, cornijas, mísulas e festões aplicados em superfícies totalmente planas ou com pouquíssimos elementos de talha. Busca-se traçar um panorama do uso dessa espécie de trompe-l’oeil para forjar a arquitetura nos altares do Brasil colonial. Após isso, são organizados, agrupados, descritos e analisados os exemplares mineiros, com o intuito de identificar semelhanças de artistas e/ou escolas de pintura. Observa, ainda, uma continuidade da da técnica dos retábulos de arquitetura fingida ao longo do Século XIX. Busca-se, com isso, ampliar o conhecimento sobre o barroco e o rococó de Minas Gerais e do Brasil.