Obtenção de sucesso em buscas por usuários do Portal de Periódicos da Capes¹
Palavras-chave:
Estudos de uso e usuários, Satisfação do usuário de sistemas de informação, Sucesso de sistemas de informação, Portal de Periódicos da CAPESResumo
A pesquisa aqui apresentada buscou verificar o grau de sucesso de usuários do Portal CAPES na busca por um periódico específico, assim como as razões para os casos de insucesso. A metodologia utilizada foi quantitativa, com coleta de alguns dados qualitativos. O estudo analisou, utilizando estatística descritiva, duas questões de um questionário sobre a satisfação dos usuários do Portal, o qual foi respondido por 930 (novecentos e trinta) docentes de 17 (dezessete) universidades. As áreas investigadas foram: Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Biológicas. Os resultados mostram que os 50% dos pesquisadores, que quase sempre obtêm sucesso ao procurarem por um periódico específico nesse portal, atuam na área de Ciências Biológicas. Para a maioria dos pesquisadores, das três áreas selecionadas, a principal razão para a não-obtenção de sucesso deve-se à indisponibilidade do periódico procurado no Portal.
Downloads
Referências
AMORIM, Antonio M.; VERGUEIRO, Waldomiro. Consórcios de bibliotecas no Brasil: um desafio à democratização do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 32-47, jan./abr. 2006.
BISHOP, Ann Peterson; NEUMANN, Laura J; STAR,, Susan Leigh; MERKEL, Cecelia; IGNACIO, Emily Ignacio; SANDUSKY, Robert J. Digital libraries: situating use in changing information infrastructure. Journal of the American Society for Information Science, New York, v. 51, n. 4, p. 394-413, Fev. 2000.
CENDÓN, Beatriz Valadares; SIVIERI-ARAÚJO, Gustavo; LEVES, Maria Helena Matsumoto Komasti; RIBEIRO, Nádia Ameno; MOREIRA, Lucília Vilarino; MONTAGNOLI, Marley Cristina Chiusoli; BERBERT, Fábio Luiz Camargo Villela. Uso dos Periódicos do Portal CAPES pelos Programas de Pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, no período de 2000 a 2005. Transinformação, Campinas, v. 21, n. 2, p. 133-149, maio/ago. 2009.
CHIN, John. P; DIEHL, Virginia. A; NORMAN, Kent L. Development of an instrument for measuring user satisfaction of the human-computer interface. In: ANNUAL SIGCHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 26, Florence,1988. Proceedings... New York: ACM Press, 1988. p 213-218.
CUNHA, Adriana Área Lara. Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos CAPES entre as áreas do conhecimento. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
CUNHA, S. E. Estatística descritiva: (na psicologia e educação). Rio de Janeiro: Forense, 1988.
DELONE, William H.; MCLEAN, Ephraim R.Information systems success: the quest for the dependent variable. Information Systems Research, Washington, v. 3, n. 1, p. 60-95, Mar. 1992.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de usuários. In: ______. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília, DF, IBICT, 1994. cap. 1. p. 7-19.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de usuários. In: ______. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília, DF, IBICT, 1994. cap. 5. p. 65-85.
IVES, Blake; OLSON, Margrethe H.; BAROUDI, Jack J. The measurement of user information satisfaction. Communications of the ACM, New York, v. 26, n. 10, p. 785-793, Oct. 1983.
HARTER, Stephen P.; KIM, Hak Joon. Accessing electronic journals and other e-publications: an empirical study. College and Research Libraries, Chicago, IL, v. 57, n. 5, p. 440-456, Sept. 1996.
KING, D. W.; TENOPIR, C. Using and reading scholarly literature. Annual Review of Information Science and Technology, New York,v. 34,p. 423-477, May 1999.
KLING, R.; CALLAHAN, E. Electronic journals, the Internet and scholarly communication. Annual Review of Information Science and Technology, Bloomington, v.37, p. 127-177, 2003.
LANCASTER, F. W. The evolution of electronic publishing. Library Trends, Urbana,.Ilinois, v. 43, n. 4, p. 518-527, Spring 1995.
MAIA, L. C. G. Uso de periódicos eletrônicos: um estudo sobre o Portal de Periódicos Capes na Universidade Federal de Minas Gerais. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MELONE, Nancy Paule. A Theoretical assessment of the user-satisfaction construct in information systems research. Management Science, Philadelphia, PA, v. 36, n. 1, p. 76-89, Jan. 1990.
MILLER, S. Information-seeking behaviour of academic scientists in the electronic age. Ottawa: Canadian National Site License Project Evaluation Task Group, 2002. Disponível em: <http://www.cnslp.ca/initiatives/evaluation/LitReview-SusanMiller.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2008.s
PEEK, R. P.; POMERANTZ, J. P. Electronic Scholarly Journal Publishing. Annual Review of Information Science and Technology, New York, v. 33, p. 321-356, 1998. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.98.5541&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 27 nov. 2009.
REY MARTIN, Carina. La satisfacción del usuário: un concepto en alza. Anales de Documentación, Barcelona, v. 3, p. 139-153, 2000.
ROWLANDS, Ian. Electronic journals and user behavior: a review of recent research. Library & Information Science Research, Norwood, NJ, v. 29, n. 3, p. 369-396, Sep. 2007.
TENOPIR, C. Use and users of electronic library resources:an overview and analysis of recent research studies. Washington, DC: Council on Library and Information Resources, 2003. Disponível em:<http://www.clir.org/pubs/abstract/pub120abst.html>. Acesso em: 4 set.2009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perpectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.