A importância do repositório institucional impresso

Autores

  • Ana Cristina de Freitas Griebler Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Mattos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ivone Job Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Visando assegurar o acesso aos materiais de investigação antigos, sugere-se a criação de repositórios institucionais impressos com armazenamento remoto. Utiliza-se o termo “repositório impresso” (printed repository) por se entender que é o mais adequado para descrever o ambiente que reúne itens de baixo uso, provenientes de várias bibliotecas, que serão guardados, indefinidamente, em um ambiente seguro. Discutem-se os critérios de seleção de itens para integrar o repositório impresso. Apresenta-se o sistema de armazenamento conhecido como Modelo Harvard, como sugestão para implantação no Brasil, embora se enumerem outros. Expõe-se o sistema de gerenciamento utilizado no Massachusetts Institute of Technology – MIT, que integra a OPAC (Aleph 500) e o sistema de empréstimo entre bibliotecas (ILLiad©), que resulta em rápida entrega do documento digitalizado ao usuário. Finaliza-se discutindo-se a incerteza permanente sobre manutenção de acesso aos periódicos eletrônicos, por motivos econômicos. Objetiva-se iniciar discussão sobre o assunto com os pares e, a partir das experiências das bibliotecas norte-americanas, propor e aprimorar ações similares em território brasileiro. Acredita-se na criação de consórcios e na cooperação entre diversas instituições acadêmicas como forma de maximizar ainda mais o uso do espaço físico e o acesso à informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Freitas Griebler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Informação pela North Carolina Central University/USA. Atua na Biblioteca da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS), Porto Alegre, RS.

Ana Maria Mattos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Biblioteca da Escola de Administração da UFRGS, Porto Alegre, RS.

Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento na UFRGS. Biblioteca da ESEF/UFRGS, Porto Alegre, RS.

Downloads

Publicado

2011-08-26

Como Citar

Griebler, A. C. de F., Mattos, A. M., & Job, I. (2011). A importância do repositório institucional impresso. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3065