A importância do IBICT para a divulgação científica brasileira

Autores

  • Kátia Gonçalves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) http://orcid.org/0000-0002-1756-2224
  • Luciana Gonçalves Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Apresenta reflexões acerca da Sociedade da Informação e da importância da divulgação científica para o desenvolvimento acadêmico e social. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação contribuíram para a ampliação do acesso às informações no ambiente científico ao possibilitar o intercâmbio e o desenvolvimento de aplicações voltadas à divulgação científica. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) se caracteriza como uma instituição que objetiva produzir, divulgar e integrar o conhecimento científico-tecnológico. Para tal, desenvolve produtos e serviços de informação que fomentam o desenvolvimento da ciência no país. Destaca-se, entre eles, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), uma base nacional que tem por objetivo reunir em seu portal as teses e dissertações defendidas em todo o Brasil, e também por brasileiros no exterior, facilitando o acesso à produção acadêmica nacional.

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Biografia do Autor

Kátia Gonçalves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Bibliotecária-documentalista no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG).

Luciana Gonçalves Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bibliotecária-documentalista na UFMG.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Santos, K. G. dos, & Souza, L. G. S. (2017). A importância do IBICT para a divulgação científica brasileira. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 3(2), 3–18. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3092

Edição

Seção

Artigos