A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da Semana do Livro e da Biblioteca em instituição particular de ensino superior

Autores

  • Danielle da Silva Pinheiro Wellichan Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Atuação profissional, Ensino-aprendizagem na biblioteca

Resumo

A exemplo da biblioteca escolar que deve estabelecer uma relação de parceria com as instituições de ensino e suas séries desde a educação infantil até o ensino superior, a biblioteca universitária precisa associar-se à comunidade acadêmica da universidade para construir grandes salas de aprendizagem. Durante a Semana do Livro e da Biblioteca promovida pela biblioteca universitária de uma instituição particular de ensino na cidade de Bauru (SP), foram promovidas diversas atividades em parceria com os cursos institucionais a fim de contribuir com o ensino, participação e a aprendizagem não só dos alunos locais como também da comunidade ao redor. Por meio de práticas como exposição de livros e trabalhos, exibição de filmes, relatos de experiências, teatro de expressões, sarau literário, a biblioteca objetivou aproximar a teoria e a prática das profissões com alunos e professores, no espaço da biblioteca. Como resultados, foi possível verificar o melhor aproveitamento do espaço como uma extensão da sala de aula, além de proporcionar atividades de interesse para a comunidade, apresentando aos alunos de outras etapas da educação o universo do ensino superior e, consequentemente, proporcionando a divulgação prática das profissões e dos cursos envolvidos no evento, resultando na aproximação com o público acadêmico e ampliando as possibilidades de divulgação da biblioteca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Referências

ALMEIDA, M. C. B. de. A ação cultural do bibliotecário: grandeza de um papel e limitações da prática. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São
Paulo, v. 20, n. 1/4, p.31-38, 1987.

BRESSANE, J.M.; CUNHA, M.V. A profissão de bibliotecário: competências demandadas por um mercado em transformação. Rev. Interam. Bibliot. Medellín (Colombia), v. 34, n.3 pp. 329-333, 2011. Disponível em:< http://www.scielo.org.co/pdf/rib/v34n3/v34n3a7.pdf> Acesso em: 20 jun. 2017.

GASQUE, K.C.G.D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.41-56, abr. 2010. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf> acesso em: 05 jul.2017.

GASQUE, K.C.G.D. Letramento informacional e ensino-aprendizagem. 22/09/2014. Disponível em: <http://kelleycristinegasque.blogspot.com.br/2014/09/letramento-informacional-e-ensino.html> Acesso em: 10 jul.2017.

HUBNER, M.L.F. A biblioteca universitária na formação acadêmica: história da
Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul e sua relação com a aprendizagem e o sucesso acadêmico. 2014. 201f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação, Caxias do Sul, RS. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/674/Dissertacao%20Marcos%20Leandro%20Freitas%20Hubner.pdf?sequence=1&isAllowed=y > Acesso em: 10 jun. 2017.

LEITÃO, B. J. M. Avaliação qualitativa e quantitativa numa biblioteca universitária: grupos de foco. Rio de Janeiro: Interciência, 2005.

MACEDO, N. D de; DIAS, M. M. K. Subsídios para a caracterização da biblioteca universitária. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 25, n.3/4, p. 40-47, jul./dez. 1992.

OLIVEIRA, L. M. P. Ação cultural na biblioteca universitária: a experiência da biblioteca central da UFPe. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. Disponível em: <http://www.liber.ufpe.br/bibtcc/files/p/75/75.pdf >. Acesso em: 30 jun. 2017.

OLIVEIRA, N.M. A biblioteca das instituições de ensino superior e os padrões de qualidades do MEC: uma análise preliminar. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 207-221, jul./dez. 2002. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/download/409/221> Acesso em: 20 jun. 2017.

PAOLINELLI, S.M.R. O papel da biblioteca universitária no letramento informacional. Blog do Conselho Regional de Biblioteconomia, sexta região, 12 de março de 2013. Disponível em: <http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/o-papel-da-biblioteca-universitaria-no-letramento-informacional/ > Acesso em: 20 jun. 2017.

SANTOS, J.M. Ação Cultural em Bibliotecas Públicas: o bibliotecário como agente transformador. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 173-189, jun./dez. 2015. Disponível em:< https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/viewFile/425/468> Acesso em: 25 jun.2017.

SOUSA, M. M. de; FUJINO, A. A Biblioteca Universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior: desafios e perspectivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., João Pessoa, 2009. Anais.... Disponível em:<http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/ >. Acesso em: 02 jul. 2017.

Downloads

Publicado

23.05.2018

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da Semana do Livro e da Biblioteca em instituição particular de ensino superior. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 46–58, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3106. Acesso em: 19 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 60

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.