A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da Semana do Livro e da Biblioteca em instituição particular de ensino superior.

Autores

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan Unesp Campus Marília

Resumo

A exemplo da biblioteca escolar que deve estabelecer uma relação de parceria com as escolas e suas séries na educação infantil, ensino fundamental e médio, no ensino superior, a biblioteca universitária pode associar-se aos cursos oferecidos pela instituição e atuar como grandes salas de aprendizagem. Durante a Semana da Biblioteca promovida pela biblioteca universitária de uma instituição particular de ensino na cidade de Bauru (SP), foram promovidas diversas atividades em parceria com os cursos oferecidos na unidade a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem não só dos alunos envolvidos como também da comunidade ao redor. Por meio de atividades práticas, como exposição de livros e trabalhos, exibição de filmes, relatos de experiências, teatro de expressões, sarau literário, a biblioteca objetivou aproximar a teoria e a prática das profissões com alunos e professores, no espaço da biblioteca. Como resultados, foi possível verificar o melhor aproveitamento do espaço da biblioteca como uma ampliação da sala de aula, além de proporcionar atividades para a comunidade, apresentando aos alunos de outras etapas da educação o universo do ensino superior e, consequentemente, proporcionando a divulgação prática de atividades e cursos envolvidos, além da aproximação com o público acadêmico ampliando as possibilidades de divulgação da biblioteca.

Biografia do Autor

  • Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, Unesp Campus Marília
    Bibliotecária, Pedagoga, Especialista e Mestra em Ciencia da Informação, doutoranda em Educação.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

A biblioteca universitária como espaço de ensino e aprendizagem no ensino superior: relato de experiência da Semana do Livro e da Biblioteca em instituição particular de ensino superior. (2018). Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3106