A arte da fraude no campo da informação: Engenharia social, Big Data e a manipulação do usuário na rede.
Resumo
Este artigo tem como objetivo introduzir a sociedade contemporânea da informação, no contexto da Engenharia Social e do Big Data, na intenção de explorar a pauta atual da segurança da informação, abordando um contexto sociológico, tecnológico e da ciência da informação. A exposição teórica ressalta a importância da crescente urgência por acesso a informação na era digital. Apresenta a necessidade de implementar intervenções para proteger e preservar os usuários da manipulação através da coleta de dados dentro e fora das redes. E apresenta a relevância do profissional da informação e competência do mesmo, para melhor gerir o conhecimento no campo da segurança informacional.
Palavras-chave: 1. Big Data - 2. Engenharia Social – 3. Ciência da Informação - 4. Sociedade da Informação - 5. Segurança da Informação
Referências
trand Brasil, 1989.
BUCKLAND, M.K. Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), v.45, n.5, p.351-360, 1991.
CONEGLIAN, C. S.; SEGUNDO, J. E. S.; SANT´ANA, R. C. S. G. A. Big data: fatores potencialmente discriminatórios em análise de dados. Em Questão, v. 23, n. 1, 2017. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/21379>. Acesso em: 21Out.2017
CROLL, Alistair. Big data is our generation’s civil rights issue, and we don’t
know it. Big data now, Atlanta, p. 55-59, 2012. Disponível em:
<http://solveforinteresting.com/big-data-is-our-generations-civil-rights-issue-
and-we-dont-know-it/>. Acesso em 21. out. 2017.
MCAFEE, Andrew; BRYNJOLFSSON, Erik. Big Data: the management revo-
lution. Harvard Business Review, Brighton, v. 90, n. 10, p. 61-67, oct. 2012.
Disponível em: <https://hbr.org/2012/10/big-data-the-management-
revolution#>. Acesso em 20. out. 2017.
Mitnick, Kevin D.; Simon, William L. A Arte de Enganar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.
PIMENTA, R. M. Big data e controle da informação na era digital: tecnogênese de uma memória a serviço do mercado e do estado. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/16097>. Acesso em: 18 Out. 2017.
SILVA, Abner de Oliveira e. Engenharia social: o fator humano na segurança da informação. 2010. Disponível em: <http://portal.eceme.ensino.eb.br/meiramattos/index.php/RMM/article/view/16/49> Acesso em 20 de set. 2017.
SILVA, Andréa de Benedetto. Operadores booleanos: como utilizá-los para recuperação da informação. Disponível em <biblioo.cartacapital.com.br/operadores-booleanos/> Acesso em 18 de out. 2017.
SOUZA, R. C.; FERNANDES, J. H. C. Um estudo sobre a confiança em segurança da informação focado na prevenção a ataques de engenharia social nas comunicações digitais.Brazilian Journal of Information Science, v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/19609>. Acesso em: 18 Out. 2017.
WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria das novas mídias. Porto Alegre: Editoria Sulina 2007. 231p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.