Obra e instanciações na organização da informação musical: estudo da adequação do modelo conceitual FRBR

Autores

Palavras-chave:

Catalogação de documentos musicais, Documentos musicais, Modelo FRBR, Obras musicais

Resumo

Esta pesquisa se propõe como tema explorar o universo bibliográfico da música, e delimita-se pelo entendimento da entidade obra e suas instanciações na organização da informação musical, sob o viés das premissas do modelo conceitual Functional Requirementsfor Bibliographic Records (FRBR) e o aporte do discurso da Filosofia da Música sobre a noção de obra. Pretendeu-se estabelecer conexões entre estes discursos a fim de elaborar ideias e definições que contribuam para a produção de conhecimento sobre organização da informação musical e fornecer subsídios ao aprimoramento da prática da representação bibliográfica dos documentos musicais em sistemas de recuperação da informação. O estudo teve por objeto a organização da informação no que tange à obra musical e às relações bibliográficas de suas instanciações. A discussão sobre obra musical sob o domínio da Música, no campo filosófico e musicológico, é necessária à compreensão das atividades práticas da catalogação dos documentos musicais e apresenta potencial para o aprimoramento da prática de criação de registros bibliográficos. A pesquisa associou-se, também, à perspectiva da intencionalidade das atividades bibliográficas relacionadas a uma obra musical, em especial à atividade de descrição dos documentos musicais, sob o ponto de vista de seu papel no ciclo de informação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, abrangeu procedimentos de natureza descritiva e empregou, também, investigação do tipo empírica. Foi moldada para processar-se em duas etapas interligadas.A primeira etapa baseou-se inteiramente em pesquisa bibliográfica de documentos brasileiros e estrangeiros de interesse na área, para o estabelecimento do marco teórico da pesquisa e o estado da arte da aplicação do modelo FRBR. A segunda etapa propôs a utilização do Sistema de Descoberta em Música Scherzo, produto do projeto Variations/FRBR: Variations as a Testbed for the FRBR Conceptual Model, da Universidade de Indiana dos Estados Unidos, para análise das relações bibliográficas entre obras musicais e suas instanciações. As abordagens sobre a conceituação de obra musical, tanto por parte dos autores que examinaram o tema sob o ponto de vista da ontologia e da análise musical, quanto dos autores que consideraram a obra sob o viés da recuperação da informação, apontaram para a ambiguidade na definição do termo e a dificuldade de elaborar uma definição que leve em conta as variedades das instanciações da obra musical, abordando ao mesmo tempo as múltiplas dimensões da notação escrita, da performance ao vivo e do som gravado. Os resultados demonstraram que o Sistema Scherzo ainda não está projetado para acomodar todas as estruturas de relações bibliográficas e conjuntos complexos de entidades emergentes do modelo FRBR, por meio de uma exibição gráfica.

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Biografia do Autor

  • Katia Lucia Pacheco, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Diretora da Biblioteca Universitária da UFMG.

Referências

Não se aplica.

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Publicado

23.05.2018

Edição

Seção

Pesquisa em Foco

Como Citar

Obra e instanciações na organização da informação musical: estudo da adequação do modelo conceitual FRBR. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 80, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3112. Acesso em: 21 jun. 2025.

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