Acesso Aberto e visibilidade à produção intelectual da UFMG: organização e difusão dos acervos da Escola de Arquitetura
Resumo
O estudo objetivou implementar uma política de acesso aberto para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso na Escola de Arquitetura. A política de acesso aberto elaborada tem por intuito promover a visibilidade institucional e dar um retorno à sociedade do conhecimento que é gerado na Instituição. Considerando-se o tamanho da Universidade e a diversidade de sua produção científica, iniciou-se o estudo por meio da experiência da Escola de Arquitetura, uma das 23 unidades acadêmicas da Instituição. Utilizou-se como critério de escolha a especificidade da produção bibliográfica e a representatividade da Escola de Arquitetura para Minas Gerais e para o país. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza como método o estudo de caso e como técnicas de investigação pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas, questionários e observação participante. Por meio desses instrumentos investigaram-se os principais conceitos e informações sobre o estado da arte do acesso aberto à informação no contexto nacional e internacional e qualificou-se a produção intelectual dos docentes da Escola de Arquitetura. Analisaram-se também os pontos de vista dos docentes e gestores sobre os benefícios proporcionados por um repositório institucional em suas práticas profissionais, as necessidades de informação da escola com relação à organização e disseminação da produção, o processo de internacionalização da produção da Escola, bem como a motivação para colaborar com o depósito da produção no repositório e a forma como deve ser inserida essa política na Universidade. Esta ação visou identificar elementos que apoiem o planejamento da organização da informação em um único repositório de acesso aberto à informação, o que possibilita maior visibilidade das produções científicas e culturais da Escola de Arquitetura e da UFMG. Os resultados da pesquisa nortearam as decisões e orientações para implementação do Repositório Institucional da UFMG e a construção de um modelo de política de informação.
Palavras-chave: Acesso aberto. Ciência aberta. Política de informação. Repositório institucional. Escola de Arquitetura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.