Biblioteca universitária a influência na construção da ciência: A ética do profissional bibliotecário
Resumo
Ao analisar o papel das bibliotecas universitárias de coletar, reunir, organizar, divulgar (em qualquer suporte) e preservar o conhecimento humano produzido. Cabe a biblioteca universitária, desenvolver programas de instrução, pesquisa e extensão que abarque toda a comunidade acadêmica da instituição, docentes, discentes e pesquisadores. Compreender a estrutura das bibliotecas e como é o seu funcionamento, os acontecimentos que levaram a evolução das bibliotecas universitárias e as instituições de ensino da qual são parte com o objetivo de enriquecer a discussão a despeito da influência que as bibliotecas possuem na construção da ciência, expondo a necessidade e o papel das bibliotecas no ensino, colocando em destaque os princípios cidadãos e a ética do profissional bibliotecário. Tendo dito isso este artigo tem por objetivo realizar uma abordagem teórica, sobre a influência das bibliotecas na formação da ciência, dos princípios cidadãos e da ética do profissional bibliotecário, todo o estudo realizado deste trabalho, foi feito por meio de uma revisão literária.
Downloads
Referências
BRASIL. conselho federal de biblioteconomia (2002). Código de ética profissional do bibliotecário. Brasil: Brasília Radio Centrer, 2015. 64 p. Disponível em: <http://www.cfb.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Resolu%C3%A7%C3%A3o-42-Codigo-de-Etica-Profissional.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
MOURA, Maria Aparecida (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012. 280 p.: il.
MORIGI, Valdir José; VANZ, Samile Andréa de Souza; GALDINO, Karina. O bibliotecário e suas práticas na construção da cidadania The librarian and his practices in the buildup of citizenship p. 134-146. Revista ACB, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 135-147, ago. 2005. ISSN 1414-0594. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/390/479>. Acesso em: 17 ago. 2018.
NUNES, Martha Suzana Cabral. CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pci/v21n1/1413-9936-pci-21-01-00173.pdf> Acesso em: 15 de ago. de 2018. SANTOS, Raquel do Rosário. Espaço virtual e a comunicação com os usuários para a mediação da informação: utilização pelas bibliotecas das universidades federais e estaduais brasileiras, 2012. 248 f.: il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação. 2012.
SANTOS, Paulo Roberto dos. O Ensino de Ciências e a Ideia de Cidadania. “Um caminho para a democracia”. In Rev. Reportagem, n. 68, maio de 2005, pp. 49-50 Disponível: <http://www.hottopos.com/mirand17/prsantos.htm> Acesso em 15 de jul. de 2018.
SILVA, Elieny do Nascimento. A responsabilidade social da biblioteconomia nas ações de extensão universitária. 2017. 249 f. tese (doutorado)- Instituto de Ciência da Informação – ICI, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.