Biblioteca universitária a influência na construção da ciência: A ética do profissional bibliotecário

  • Karla Rodrigues Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Ao analisar o papel das bibliotecas universitárias de coletar, reunir, organizar, divulgar (em qualquer suporte) e preservar o conhecimento humano produzido. Cabe a biblioteca universitária, desenvolver programas de instrução, pesquisa e extensão que abarque toda a comunidade acadêmica da instituição, docentes, discentes e pesquisadores. Compreender a estrutura das bibliotecas e como é o seu funcionamento, os acontecimentos que levaram a evolução das bibliotecas universitárias e as instituições de ensino da qual são parte com o objetivo de enriquecer a discussão a despeito da influência que as bibliotecas possuem na construção da ciência, expondo a necessidade e o papel das bibliotecas no ensino, colocando em destaque os princípios cidadãos e a ética do profissional bibliotecário. Tendo dito isso este artigo tem por objetivo realizar uma abordagem teórica, sobre a influência das bibliotecas na formação da ciência, dos princípios cidadãos e da ética do profissional bibliotecário, todo o estudo realizado deste trabalho, foi feito por meio de uma revisão literária.

Biografia do Autor

Karla Rodrigues Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
estudante de graduação do curso de biblioteconomia da escola de ciência da informação de biblioteconomia

Referências

ARANALDE, Michel Maya. A questão ética na atuação do profissional bibliotecário. Em questão. Porto Alegre. v. 11, n. 2, p. 337-368, jul./dez. 2005. Disponível em:< http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/124/82> Acesso em: 15 de jul. de 2018.
BRASIL. conselho federal de biblioteconomia (2002). Código de ética profissional do bibliotecário. Brasil: Brasília Radio Centrer, 2015. 64 p. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2018.
MOURA, Maria Aparecida (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012. 280 p.: il.
MORIGI, Valdir José; VANZ, Samile Andréa de Souza; GALDINO, Karina. O bibliotecário e suas práticas na construção da cidadania The librarian and his practices in the buildup of citizenship p. 134-146. Revista ACB, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 135-147, ago. 2005. ISSN 1414-0594. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.
NUNES, Martha Suzana Cabral. CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pci/v21n1/1413-9936-pci-21-01-00173.pdf> Acesso em: 15 de ago. de 2018. SANTOS, Raquel do Rosário. Espaço virtual e a comunicação com os usuários para a mediação da informação: utilização pelas bibliotecas das universidades federais e estaduais brasileiras, 2012. 248 f.: il. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação. 2012.
SANTOS, Paulo Roberto dos. O Ensino de Ciências e a Ideia de Cidadania. “Um caminho para a democracia”. In Rev. Reportagem, n. 68, maio de 2005, pp. 49-50 Disponível: Acesso em 15 de jul. de 2018.
SILVA, Elieny do Nascimento. A responsabilidade social da biblioteconomia nas ações de extensão universitária. 2017. 249 f. tese (doutorado)- Instituto de Ciência da Informação – ICI, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2017.
Publicado
2018-12-14
Como Citar
Silva, K. R. (2018). Biblioteca universitária a influência na construção da ciência: A ética do profissional bibliotecário. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3120
Seção
Artigos