Biblioteca Universitária: desafios diante das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil

Autores

  • Mariana Ferreira Castro UFRGS- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Tecnologia da informação, Tecnologia da comunicação

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar na literatura qual o papel da Biblioteca Universitária no contexto da sociedade da informação, identificar os desafios enfrentados diante às tecnologias da informação e comunicação no Brasil e elencar quais as novas demandas do bibliotecário. Para tanto, o estudo contou com o referencial bibliográfico que aborda a sua informatização e todos os serviços oferecidos em rede pela internet que transformam as bibliotecas e alteram as demandas do bibliotecário. Conclui-se que os desafios da Biblioteca Universitária no Brasil no contexto informacional contribuíram para a incorporação de novos serviços, tornando sua resposta mais ágil e eficiente, transpondo as barreiras físicas para o acesso a informação. Percebe-se, também, que o bibliotecário deve estar sempre atento às novas tecnologias que modernizam as demandas de seu trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ferreira Castro, UFRGS- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

 Bibliotecária –documentalista da Universidade do Rio Grande do Sul, UFRGS, aluna do curso de especialização em Metodologia do ensino na educação superior do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Castro, M. F. (2018). Biblioteca Universitária: desafios diante das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(2), 4–17. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3126

Edição

Seção

Artigos