Uma ópera brasileira

"A Noite de São João" de Elias Álvares Lobo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48536

Palavras-chave:

A Noite de São João, Elias Álvares Lobo, Ópera no Brasil, Ópera nacional, Canto em português

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama do repertório operístico cantado em português e encenado no Brasil, desde representações nas Casas da Ópera do século XVIII e nos teatros líricos da primeira metade do século XIX, até a criação da primeira ópera nacional: A Noite de São João, com libreto de José de Alencar e música de Elias Álvares Lobo, estreada no Imperial Teatro São Pedro de Alcântara no Rio de Janeiro em dezembro de 1860.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Marreco Orsini Brescia , Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

É bacharel em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em canto pela Manhattan School of Music de Nova York, pós-graduada pela Royal Academy of Music de Londres, mestre em História pela Université Sorbonne – Paris IV, doutora em História Moderna e Contemporânea pela universidade Sorbonne – Paris IV e em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Sua tese intitulada C’est là que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle, defendida em Dezembro de 2010, recebeu a menção máxima “très honorable”. Investigadora integrada ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa desde 2008, concluiu em 2017 um pós-doutorado sobre a cenografia de raiz italiana em Portugal no século XVIII com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. É autora dos livros É lá que se representa a comédia: a Casa da Ópera de Vila Rica (1770-1822), publicado em 2012 pela Paco Editorial do Brasil, Estudos sobre a cenografia e o teatro em Portugal no século XVIII (Lisbon International Press, 2019) e A Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto (1770-2020) (Editora IDEA, 2020). 

Referências

- Livros

ALENCAR, José. Noite de S. João: Opera Cômica em um Acto. Rio de Janeiro: Empreza Nacional do Diário, 1857.

ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo : 1808-1865 : uma fase do passado musical do Rio de Janeiro à luz de novos documentos. Rio de Janeiro: Tempos Brasileiros, 1967.

BRUNELLI, Bruno (ed.), Pietro Metastasio: Tutte le opere. Milano: A. Mondadori, 1951-1954, v.4, p.897.

BUDASZ, Rogério. Teatro e Musica na América Portuguesa: opera e teatro musical no Brasil (1700-1822). Curitiba: Deartes Universidade Federal do Paraná, 2008.

FRANCISCO, Luís Roberto de. Elias Álvares Lobo: um momento na música brasileira. Itu: Museu da Música, 2011.

GIANNINI (BADERNA), Paula. Baderna: o memoricídio no dicionário. Curitiba: Palco das Letras, 2023.

MARRECO BRESCIA, Rosana Ópera, Baderna e Carnaval: três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista. In: COSTA E SILVA, Catarina (org.). Estudos Coreológicos (2016-2020): Contectos da dança e música antigas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. 125-141.

PEREIRA, Cláudia. Beatriz Brandão: mulher e escritora no Brasil do século XIX. São Paulo: Scortecci, 2005.

RODRIGUES LAPA, Manuel. Prefacio a Edição das Obras Completas de Alvarenga Peixoto. In: PROENÇA FILHO, Domício (ed.). Poesia dos Inconfidêntes: poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002.

- Artigos

CASTANHA, Paulo. A Imperial Academia de Música e Ópera Nacional. Apostila do Curso de História da Música Brasileira. São Paulo, Instituto de Artes da UNESP, cap. 10.

MARRECO BRESCIA, Rosana. A primeira Casa da Ópera na América Portuguesa: representações teatrais em Vila Rica na primeira metade do século XVIII. Cadernos de História, Belo Horizonte, v.23, nº 38, pp.79-93, 2022.

___________________________________ Don Giovanni and Rio de Janeiro: the fate of Mozart’s masterpiece in the Brazilian capital throughout the 19 and 20 centuries. Viena, D. Juan Archiv, (no prelo).

- Tese

MARRECO BRESCIA, Rosana. C’est là que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819). Paris, 2010. 770f. Tese de Doutorado em História Moderna e Contemporânea e Ciências Musicais. Université Sorbonne – Paris IV, Paris e Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2010.

- Partitura

ALVARES LOBO, Elias. A Noite de São João, 1860. Partitura canto e piano manuscrita.

- Fontes Documentais

Diário de D. Luís Antônio de Sousa Botelho Mourão, 4º Morgado de Mateus. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, secção de manuscritos, Arquivo de Mateus – 21,4,14.

Cartas enviadas pelo Doutor Cláudio Manoel da Costa à Academia Brazilica dos Renascidos em Salvador da Bahia. Arquivo Público Mineiro, Col. APM Cx.01 doc.03.

- Jornais

Gazeta do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 15 set. 1821. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=749664&pesq=Rosquellas&hf=memoria.bn.br&pagfis=6681

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 03 abr. 1857. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_04&pesq=%22Opera%20Nacional%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=11195

Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 19 jan. 1860. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=217280&pesq=%22Elias%20Alvares%20Lobo%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=17137

Câmara dos Srs. Deputados. Sessão em 21 de Julho. Correio Mercantil, Rio de Janeiro, 22 jul. 1860. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=217280&pesq=%22Elias%20Alvares%20Lobo%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=17868

Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 10 dez. 1860. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_05&pesq=%22Elias%20Alvares%20Lobo%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=1421

Ópera Nacional. A Noite de S. João. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 dez. 1860. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_05&pesq=%22noite%20de%20S.%20Jo%C3%A3o%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=1435

Ópera Nacional. A Noite de S. João. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 16 dez. 1860. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_05&pesq=%22Elias%20Alvares%20Lobo%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=1442

Correio Mercantil. Rio de Janeiro, 23 dez. 1860. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_05&pesq=%22Noite%20de%20S.%20Jo%C3%A3o%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=1473

Agradecimento ao público fluminense e à Ópera Nacional. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1 fev. 1861. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_05&pesq=%22noite%20de%20S.%20Jo%C3%A3o%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=1631

Correio Mercantil. Rio de Janeiro, 8 fev. 1861. Disponível em https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=217280&pesq=%22Elias%20Alvares%20Lobo%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=18650

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Brescia , R. M. O. (2023). Uma ópera brasileira: "A Noite de São João" de Elias Álvares Lobo . Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48536

Edição

Seção

Artigos