Cinco canções para canto e orquestra escritas por Dinorá de Carvalho para a peça teatral Noite de São Paulo

edição e análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48539

Palavras-chave:

Noite de São Paulo

Resumo

Noite de São Paulo foi uma peça teatral escrita por Alfredo Mesquita (1907-1986) que contou com a participação de Dinorá de Carvalho (1895-1980) na elaboração de sua música. Para esta produção, a compositora criou 5 canções, todas elas com o uso de textos de Guilherme de Almeida (1890-1969 Neste artigo contextualizamos esse conjunto de canções, discorremos sobre o material musical manuscrito localizado até o momento, analisamos a orquestração empregada por Dinorá de Carvalho nas canções para canto e orquestra criadas para a Noite de São Paulo com vistas à sua edição, ampliando o repertório brasileiro para canto e orquestra.

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Biografia do Autor

Flávio Cardoso de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Pós-doutor em Música pela UFMG em 2017, Pesquisador do CIDDIC/UNICAMP é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Como cantor lírico tem se apresentado em recitais, concertos e óperas no Brasil e no exterior, sempre se dedicando à divulgação do repertório da canção de câmara brasileira. Participou da criação das Normas para a pronúncia do Português Brasileiro no canto erudito em 2007, atuando ativamente na sua divulgação. Como pesquisador atua nas áreas de Musicologia Histórica Brasileira, pedagogia do Canto Lírico e Edição Crítica de canções de câmara brasileiras, com cinco livros publicados: Canções de Dinorá de Carvalho: Uma análise interpretativa, de 2002; A ópera Abul de Alberto Nepomuceno: patrimônio musical na Primeira República do Brasil, de 2016; Canções de Dinorá de Carvalho para voz e piano, de 2017; Salmo XXII para barítono e conjunto de câmara, de 2019; e Peças corais de Dinorá de Carvalho: para coro SATB a cappella, de 2020.

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Formou-se em composição musical, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. É mestre (2004) e doutor (2010) em música pela Unicamp. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera ˜Estêvão˜. Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

Mariana Duarte da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

É aluna da Universidade Estadual de Campinas, onde cursa Bacharelado em Violão no curso de Música do Instituto de Artes. Iniciou os trabalhos com a pesquisa científica em 2023, como bolsista PIBIC/CNPq, abordando manuscritos presentes na Coordenação de Documentação de Música Contemporânea e sua edição. Atualmente está na sua segunda iniciação científica financiada pelo PIBIC/CNPq, ainda focando na edição de manuscritos presentes no CDMC.

Referências

- Livro

ANDRADE, Mário de. Modinhas imperiais. São Paulo. Casa Chiarato L. G. Miranda Editora, 1930.

- Dissertação

HECKER, Heloísa Hirai. Alfredo Mesquita: Teatro e crítica na São Paulo de 1940 a 1960. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2009.

- Fonte Documental

Noite de São Paulo: (programma). São Paulo: 1936.

- Partitura manuscrita

CARVALHO, Dinorá de. Noite de São Paulo: phantasia em 3 actos. São Paulo (voz e piano, s.d.). Partitura manuscrita.

- Fonte documental

Noite de São Paulo: programma. São Paulo: [s.e.] 1936.

- Artigos em Periódico

ROLMES, Almiro. Noite de São Paulo. Correio de S. Paulo, São Paulo, ano 5, n. 01372, p. 2-3, 1936. Disponível em:

http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=720216&pagfis=10462. Acesso em: 10 nov. 2022.

SANTOS, Lucivan dos. Presença de Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) no acervo de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 39, p.

– 214, 1995.

Sociaes: Festa de Arte e Caridade. Correio de S. Paulo, São Paulo, ano 5, n. 01314, p. 2, 19 set. 1936. Disponível em:

http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=720216&pagfis=9975. Acesso em: 10 nov. 2022.

- Trabalho em Anais de Evento

TAFFARELLO, T. M.; PASCOAL, M. L.; CARVALHO, F. Coleção Dinorá de Carvalho do Acervo CDMC: histórico e constituição. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 27, 2017, Campinas. Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Campinas: Unicamp, 2017. 1-11.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Carvalho, F. C. de, Taffarello, T. M., & Silva, M. D. da. (2023). Cinco canções para canto e orquestra escritas por Dinorá de Carvalho para a peça teatral Noite de São Paulo: edição e análise . Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 1(1), 1–26. https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48539

Edição

Seção

Artigos