Mudanças de persona na canção "Natal" de Ernst Mahle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48617

Palavras-chave:

Canção de câmara brasileira, Canto e piano, Persona, Ernst Mahle, Vinicius de Moraes

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal uma análise da canção Natal, de Ernst Mahle, com especial enfoque nas mudanças de persona. A hipótese é que as trocas de vozes da narrativa estejam alinhadas com mudanças importantes na estrutura musical da canção. As referências para a análise musical incluem os trabalhos de Cone (1974), Stein e Spillman (1996), Straus (2013) e Kostka, Payne e Almén (2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Asano Ramos, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Doutora e Mestre em Música (Práticas Interpretativas) pela Universidade Estadual de Campinas, com pesquisa sobre canções de Ernst Mahle, sob orientação da Profa. Dra. Maria José Dias Carrasqueira de Moraes, com Bolsa de Mestrado e Bolsa de Doutorado FAPESP. Pós-doutorado em Música (Musicologia Analítica) na Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre canções de Alberto Nepomuceno, sob orientação do Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza. Visiting Scholar pela University of Massachusetts Amherst, com pesquisa sobre canções de Ernst Mahle no New England Conservatory, sob orientação Profa. Dra. Deborah Stein, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior FAPESP. Graduada em Música (Piano) pela Universidade Estadual de Campinas, classe do Prof. Dr. Mauricy Martin, com pesquisa sobre peças para piano solo de Ernst Mahle. Apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, incluindo o Second Conference on Analytical Approaches to World Music (University of British Columbia, Vancouver, Canadá), Vancouver International Song Institute (University of British Columbia, Vancouver, Canadá) e Colloque International du Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (GRMB/IReMus) "Debussy, son univers, son esthétique, les échos de sa musique au Brésil" (Paris-Sorbonne Université, Paris, França). Projeto de pesquisa aprovado para segundo doutorado na University of Huddersfield (não cursado). Pianista do Coro de Câmera de Piracicaba e cravista da Camerata Mahle, ambos sob regência de Ernst Mahle.

Referências

- Livros

ACKERMAN, Angela; PUGLISI, Becca. The Emotion Thesaurus: a writer's guide to character expression. 2. ed. [S.l.]: Publishdrive, 2019.

BAILEYSHEA, Mathew L. From Me to You: Dynamic Discourse in Popular Music. Music Theory Online, vol. 20, no. 4, p. 1-15, Dez. 2014. Disponível em: https://www.mtosmt.org/issues/mto.14.20.4/mto.14.20.4.baileyshea.html. Acesso em: 27 set. 2023.

BAL, Mieke. Narratology: introduction to the theory of narrative. 3. ed. Toronto: University of Toronto Press, 2009.

BERNHARDT, William. Dynamic Dialogue: letting your story speak. [S.l.]: Babylon Books, 2019.

BURROWAY, Janet. Writing Fiction: a guide to narrative craft. Chicago: The University of Chicago Press, 2019.

CARD, Orson S. Characters and Viewpoint. Ohio: Writer's Digest Books, 1988.

CONE, Edward T. The composer's voice. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1974.

COOKE, Olivia M. Comparative Narrative Poetry: present and past. New York: Noble and Noble, 1965.

FLUDERNIK, Monika. An Introduction to Narratology. New York: Routledge, 2009.

HART, Jack. Story Craft: the complete guide to writing narrative nonfiction. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 2021.

KOSKTA, Stephan; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal Harmony: with introduction to twentieth-century music. 7. ed. New York: MacGraw-Hill, 2013.

KRESS, Nancy. Write Great Fiction: characters, emotion & viewpoint. Writer's Digest Books, 2005.

LAPLANTE, Alice. The Making of a Story: a Norton Guide to creative writing. New York: W. W. Norton, 2007.

LE GUIN, Ursula K. Steering the Craft: a twenty-first-century guide to sailing the sea of story. Boston-NewYork: Mariner Books, 2015.

MAHLE, Ernst. Catálogo de Obras. Piracicaba: Associação Amigos Mahle, 2015.

_______. Catálogo de Obras. Piracicaba: Associação Amigos Mahle, 2020.

_______. Escalas, modos e séries (D30). Piracicaba: Associação Amigos Mahle, [s.d.].

MEYER, Michael. The Bedford Introduction to Literature: reading, thinking, writing. Boston: Bedfor/St. Martin's, 2002.

MORAES, Vinicius de. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A., 1986. p. 365-366.

PENNEBAKER, James W. The Secret Life of Pronouns: what our words say about us. 11. ed. New York: Bloomburry Publishing, 2013.

PRINCE, Gerald. A Dictionary of Narratology. Lincoln: University of Nebraska Press, 1987.

STEIN, Deborah; SPILLMAN, Robert. Poetry Into Song: performance and analysis of Lieder. New York: Oxford University Press, 1996.

STRAUS, Joseph N. Introdução à Teoria Pós-tonal. Trad. Ricardo Mazzini Bordini, rev. Jamary Oliveira. São Paulo – Salvador: Editora Unesp – EDUFBA, 2013.

TRUBY, John. The Anatomy of Story: 22 steps to becoming a master storyteller. New York: Faber and Faber, 2007.

- Partitura publicada

MAHLE, Ernst . Natal: voz aguda e piano. Partitura, Piracicaba, 2009. Associação Amigos Mahle, B27f. 5f.

- Dissertação e Tese

RAMOS, Eliana Asano. A escrita pianística nas canções de Ernst Mahle. Campinas, 2016. 478 p. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/dissertacoes-teses/121208/a-escrita-pianistica-nas-cancoes-de-ernst-mahle

_______. As relações texto-música e o procedimento pianístico em seis canções de Ernst: propostas interpretativas. Campinas, 2011. 209 p. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788463

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Ramos, E. A. (2023). Mudanças de persona na canção "Natal" de Ernst Mahle. Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 1(1), 1–25. https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48617

Edição

Seção

Artigos