A conexão entre o planejamento interpretativo e o prazer estético
o caso da canção de câmara
DOI:
https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48627Palavras-chave:
Canção de câmara, Planejamento interpretativo, Prazer estéticoResumo
É da natureza do ser humano buscar prazer estético nas manifestações artísticas. Ao ouvir-se uma canção de câmara, este sentimento só é encontrado quando emoções são transmitidas à plateia. Este texto enfatiza o planejamento interpretativo da obra, a escolha das palavras-chave, a administração da energia emocional, o fluxo de imagens e a autenticidade na expressão. Ressalta-se o valor da interpretação fiel à obra, e o contínuo aprimoramento das habilidades interpretativas dos artistas.
Downloads
Referências
- Livros
ANDRADE, Mário Raul Moraes de. Introdução à Estética Musical, 20a. Ed., São Paulo: Hucitec, 1995.
FREEDMAN, Richard, Romance, Lisboa - São Paulo: Ed. Verbo, 1978.
FURTWÄNGLER, Wilhelm, Ton und Wort, Zürich und Maiz: Atlantis Musikbuch-Verlag, 1994,
HAEFLIGER, Ernst, Die Kunst des Gesangs, 4. erweitete Auflage, Mainz: Schott Musik International, 2000.
HIRSCH, Ferdinand, Das große Wörterbuch der Musik, Weyarn: Seehamer Verlag, 1996.
JOURDAIN, Robert, Música, Cérebro e Êxtase, Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1997.
KORSMEYER, Carolyn. Prazeres Estéticos. Revista Redescrições – Revista on line do GT de Pragmatismo, Ano 5, Número 2, 2014.
LEHMANN, Lotte, More than singing – The interpretation of Songs, Mineola, N.Y.: Dover Publications, Inc., 1985.
MARTIESSEN-LOHMANN, Franziska, Der Wissende Sänger, Zürich und Mainz:Atlantis Musikbuch-Verlag, 1993.
MOORE, Gerald, Dichterliebe — Die Lieder und Liederzyklen Robert Schumanns, Tübingen: Wunderlich Verlag, 1981.
SALAMAN, Esther, Die befreite Stimme – Methodik und Aspekte der Gesangskunst, Wilhelmshaven: Florian Noetzel Verlag, 1993.
STANISLAVSKY, Constantin, A Construção da Personagem, Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1998.