Oswaldo de Souza (1904-1995)

processo composicional e canções alinhados aos preceitos da Semana de Arte Moderna de 22

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48657

Palavras-chave:

Oswaldo de Souza, Canção brasileira de câmara, Semana de Arte Moderna

Resumo

O presente artigo apresenta uma visão panorâmica da vida e obra do compositor rio-norte- grandense Oswaldo de Souza, por meio da exposição do espectro geofísico social e cultural na gênese de suas canções. Visa promover a difusão de suas composições, evidenciando o vínculo das mesmas, enquanto canções brasileiras de câmara, com os preceitos preconizados no conhecido movimento Semana de Arte Moderna, no qual uma nova visão dos processos artísticos defendia a brasilidade na nossa arte nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Kennedy Pereira de Castro, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Natural do distrito de Quixariú, município de Campos Sales – CE. É licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) 1988. Ainda nesse mesmo ano, iniciou seus estudos de canto na classe dos Professores David W. Hodges e Elizete do Amaral Galvão Santos em Recife, onde concluiu a Graduação em Música - Habilitação: Bacharelado em Música Sacra, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (1993). Em 1995, ingressou na classe de canto da Profª. Me. Maria de Fátima de Brito (in memoriam), da Universidade Federal de Alagoas, de quem recebeu as primeiras bases à interpretação da Canção de Câmera Brasileira e Lied. Graduado em Música - Bacharelado em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, onde teve como orientadora a renomada professora e cantora lírica Denise Sartori.  Possui Especialização em Performance - Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP. Mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes - ECA no Programa de Música da Universidade de São Paulo (USP), onde foi orientado pelo Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos. Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, sob a orientação da Profa. Dra. Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra. Desenvolve, desde 2012, um trabalho de Duo Artístico, com a pianista e Profa. Dra. Cinthia Ruivo da Silva, chamado Duo Castro Ruivo. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Música (Mestrado) – PMU da UEM. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Canto, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do canto lírico e artístico, técnica vocal e interpretação de repertório vocal com ênfase à canção de câmara brasileira, canção de câmara estrangeira e ópera.

Referências

- Livro

GALVÃO, Cláudio Augusto Pinto. Oswaldo de Souza:o canto do nordeste. Rio de Janeiro – RJ: FUNARTE, 1988.

- Dissertações ou Teses

CASTRO, John Kennedy Pereira de. Paisagismo musical do nordeste brasileiro em quatro canções de Oswaldo de Souza: uma abordagem analítico-interpretativa. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Música/Escola de Comunicações e Artes / USP. São Paulo: J. K. P. de Castro, 169 p + Anexo, 2010.

DUTRA, Luciana Monteiro de Castro Silva. 2009. Traduções da Lírica de Manuel Bandeira na Canção de Câmara de Helza Camêu. Tese (Doutorado em Estudos Literários – Literatura Comparada) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Faculdade de Letras, xiii, 227f.

- Artigo em Periódico

CRISTÓFARO SILVA, T. Algumas questões representacionais...PerMusi, Belo Horizonte, n.15, 2007, p. 26-34.

HERR, Martha. Um modelo para interpretação de canção brasileira nas visões de Mário de Andrade e Oswaldo de Souza.Música Hodie, vol. 4, nº 2, p. 27 - 38, 2004.

NATTIEZ, Jean-Jacques. 2004. Etnomusicologia e Significações Musicais. Per Musi, n.10, p.5-30, Belo Horizonte.

- Entrevista

CASTRO, John Kennedy Pereira de. Entrevista de Fátima de Brito entre 1º a 5 de junho de 2009. Maceió. Áudio. Residência da entrevistada.

- Trabalho em Anais de Evento

NOGUEIRA, Ilza. A linguagem musical de Oswaldo de Souza: uma análise da relação texto-música. Artigo apresentado no SIMPÓSIO DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA EM MELBOURNE – Austrália, 2004.

- Trabalhos publicados online

BATISTA, Evenise Ferreira Magalhães.Regionalismo em Vidas Secas. Diário do Nordeste. Caderno 3, 2008. <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/regionalismo-em-vidas-secas-1.707656) />. Acessado em 10 de jul. de 2023.

MELO, Priscila. Literatura de cordel. R7 Educação: 2014. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/literatura-de-cordel/>. Acessado em 15 de mar. de 2016.

Downloads

Publicado

01-12-2023

Como Citar

Castro, J. K. P. de. (2023). Oswaldo de Souza (1904-1995): processo composicional e canções alinhados aos preceitos da Semana de Arte Moderna de 22. Revista De Música Vocal Erudita Brasileira, 1(1), 1–20. https://doi.org/10.35699/1.1.2023.48657

Edição

Seção

Artigos