“Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei” da Missa da Paz de Almeida Prado
contexto de criação e análise musical
DOI:
https://doi.org/10.35699/2.2.2024.52492Palavras-chave:
Almeida Prado, Música vocal, Coro, Música litúrgica, MissaResumo
Missa da Paz, de 1965, foi composta por Almeida Prado em um momento de transição de sua prática composicional e de renovação litúrgica da Igreja Católica. Os objetivos do trabalho são: contextualizar a criação desta obra; e realizar a análise musical dos movimentos “Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei”. A metodologia de análise empregada foi a análise estrutural, destacando os elementos que estruturam os movimentos. Como resultado final, percebeu-se a mistura de elementos pré-tonais com elementos pós-tonais.
Downloads
Referências
- Livro
VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte (org.). MADRIGAL Ars Viva 50 anos: ensaios e memórias. Organização de. São Paulo, SP: Letra e voz, 2011.
- Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia
SOUZA, Rodolfo Coelho. O Madrigal Ars Viva como laboratório de compositores. In: MADRIGAL Ars Viva 50 anos: ensaios e memórias. Organização de Heloísa de Araújo Duarte Valente. São Paulo, SP: Letra e voz, 2011.
- Dissertações ou Teses
TAFFARELLO, T. M. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. [s. l.]: [s.n.], 2010. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/771654. Acesso em: 2 maio 2024.
- Artigo em Periódico
DUARTE, F. L. S. Reinterpretando o Concílio Vaticano II: Impactos da Hermenêutica da Continuidade na música litúrgica católica do presente. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.2, 2013, p. 52-66. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/27996. Acesso em: 2 maio 2024.
- Partitura publicada
PRADO, Almeida. Missa da Paz. Para coro misto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Banco de Partituras de Música Brasileira, 2013. Partitura.